6 de julho de 2017

3 ações em Paraisópolis que você precisa conhecer!

O bairro de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, é a segunda maior comunidade da capital paulista em termos habitacionais. Ao todo, o local possui cerca de 100 mil habitantes.

A região tem recebido cada vez mais iniciativas visando o desenvolvimento do espaço e de seus moradores, como bancos, franquias de lojas e ações de empresas, ONGs e institutos visando o desenvolvimento local.

Há um ano a Fundação Alphaville inseriu Paraisópolis na sua lista de mais de 210 projetos desenvolvidos, promovendo e apoiando iniciativas locais que geram convivência entre moradores e voluntários.

1. Dia de Fazer a Diferença

Realizada desde 2003 pela Fundação Alphaville, a ação acontece anualmente e propõe a revitalização de um espaço de uso comunitário. Os funcionários da Alphaville Urbanismo oferecem mão de obra voluntária e trazem parceiros que contribuem com materiais e serviços técnicos. Em 2016, a iniciativa contou com a parceria da Urbz Brasil, associação de moradores da Paraisópolis, agentes e comerciantes locais, além de   aproximadamente 120 voluntários e parceiros para revitalizar a praça Moacir Nicodemos, localizada na divisa entre os bairros do Morumbi e Paraisópolis. Com a intervenção, o local se transformou em um ambiente de convivência para famílias e crianças da comunidade.

1. Aulão Paraisópolis

Com o objetivo de levar capacitação gratuita para os moradores locais, a ação foi desenvolvida pela Fundação Alphaville e Urbz Brasil e levou capacitação gratuita para os moradores de Paraisópolis, por meio de aulas ministradas por voluntários. Os temas das atividades incluíram empreendedorismo social, microeconomia, redes sociais para novos negócios, além de uma oficina de arte em carvão com o artista plástico Juan Balzi. As atividades aconteceram no CEU Paraisópolis.

1. Imagine Paraisópolis

O projeto, desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Wagner de Souza Rezende, tem o objetivo de transformar áreas degradadas de Paraisópolis em locais públicos de convivência, promovendo a intervenção urbana a partir da troca de conhecimentos entre moradores locais e estudantes da área. O projeto não só gera a revitalização de espaços, mas também fomenta reflexões, diálogos e troca de conhecimento entre os participantes.

As três ações promovem o desenvolvimento territorial e de moradores locais, que podem dar continuidade as ações em outras regiões de Paraisópolis.

Para ficar por dentro das novidades dos projetos desenvolvidos pela Fundação Alphaville e parceiros, acompanhe nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin