15 de outubro de 2018

A importância da educação voltada para o protagonismo

Amparado por normas nacionais e internacionais, o acesso à educação é um direito fundamental do ser humano e, dessa forma, não só o Estado, mas também a família e a sociedade em geral têm o dever de garantir o cumprimento deste direito. É por meio da educação que se criam as bases necessárias para a produção e compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o avanço sustentável da sociedade, combatendo a pobreza e diminuindo a desigualdade social.

É importante salientar que a educação não é exclusiva do ambiente formal das escolas. A educação informal é aquela onde há os processos de ensino e de aprendizagem, porém não se obtém títulos. Como exemplo, podemos citar cursos oferecidos por instituições sem fins lucrativos e espaços como museus e bibliotecas, que proporcionam atividades e conhecimentos que fortalecem o repertório e o desenvolvimento de habilidades da população.

O professor e o educador social são os elementos fundamentais para que a educação cumpra seu papel de formar cidadãos engajados, críticos e atuantes no desenvolvimento de seus territórios. É importante incentivar que os alunos assumam uma postura crítica em relação aos conteúdos, pesquisando, entendendo, questionando, assumindo o protagonismo no processo de aprendizagem. Dessa forma, estes alunos estarão cientes de sua importância como agentes de transformação social e de seu papel na sociedade.

Com a rápida e constante transformação do mundo em que vivemos, é preciso que o modelo educacional se adeque aos novos moldes sociais. Isto porque a educação precisa estar alinhada aos novos paradigmas comunitários para que possa, de fato, ser uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento territorial. Assim, investir no desenvolvimento do senso crítico e do protagonismo do jovem é formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e engajados na resolução das demandas comunitárias.