14 de julho de 2017

Bom humor e mobilização comunitária em prol da Coleta Seletiva

No município de Eusébio, no Ceará, essa rotina já é conhecida. Em mais de 50% das moradias, o lixo produzido pelos moradores não é tratado de maneira indiferente.

Desde 2012, cada família cadastrada possui duas formas de separar seu material: resíduos úmidos são acomodados em sacos de lixo e retirados pelo caminhão da prefeitura, parceira do programa; resíduos secos são separados em sacos de ráfia e entregues aos catadores associados da ACEU – Associação de Catadores do Eusébio, que fazem a coleta e destinam o material para reciclagem. Atualmente, o processo já garante a destinação correta de mais de 130 toneladas de resíduos por mês, em um processo que engloba a participação de aproximadamente 800 famílias nos quatro bairros participantes. Além dos moradores, empresas locais já realizam a destinação de seus recicláveis para a cooperativa.

Parte do sucesso da ação, a orientação porta-a-porta, realizada por jovens voluntários participantes do Programa Jovem Sustentável, da Fundação Alphaville, é sucesso entre os moradores e além de educar sobre a importância da coleta, garante boas risadas. “Alguns moradores ficam surpresos ao saber que a coleta está recolhendo os resíduos que são produzidos dentro de casa, e que não é necessário sair pelas ruas juntando latinhas ou outros materiais para ajudar os catadores”, conta Francisco Silva, consultor que atua diretamente com os jovens voluntários. “O humor nessas horas ajuda a esclarecer as questões e envolver mais adeptos ao programa”, conclui. Nessa semana, 120 jovens formandos do programa foram às ruas da cidade para realizar as orientações à população local.

A parceria bem sucedida da coleta na cidade já rendeu uma premiação para a Fundação Alphaville, idealizadora do projeto: em 2016, o Selo Benchmarking – Os Legítimos da Sustentabilidade reconheceu a mobilização e gestão compartilhada entre os setores, organizada pela instituição.