Sede do CEA

• LocalSerra(ES)
  • AtividadeEducação para Sustentabilidade

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Localizada nas proximidades do loteamento Alphaville Jacuhy está a Área de Proteção Ambiental Manguezal Sul, com aproximadamente 10,6 km². A unidade de conservação possibilita a proteção da diversidade biológica e disciplina a ocupação do espaço, assegurando o uso sustentável dos recursos ambientais. Permite ainda o desenvolvimento de projetos socioambientais e de recuperação ambiental, pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e patrimonial.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Capacitação em sustentabilidade para alunos, professores e comunidade;

Exposições itinerantes e eventos relacionados à temática socioambiental;

Exposição permanente de achados arqueológicos da região;

Apoio à Associação de Ceramistas Jacuí;

Espaço aberto para visitação, estimulando o convívio entre os moradores da região.

AGIMOS EM CONJUNTO
para construir as ações

O Centro de Educação Ambiental foi construído para ser um verdadeiro ponto de referência em inteligência para sustentabilidade em Serra – ES. Por sua arquitetura sustentável e localização privilegiada, o centro de 345 m2 se tornou sede da Área de Proteção Ambiental Manguezal Sul.

O CEA Jacuhy foi projetado com a preocupação de utilizar os recursos naturais de maneira eficaz. No local, todos os ambientes têm aproveitamento máximo da luz e da ventilação natural; a estrutura e as esquadrias são de materiais renováveis; e os materiais usados são de fácil manutenção, grande durabilidade e podem ser comprados na região, contribuindo com a economia e com a comunidade local.

Além disso, o espaço conta com um conteúdo programático que tem como foco desenvolver atividades que envolvem temas socioambientais e metodologias participativas para serem trabalhados com a comunidade do entorno, com a comunidade escolar e instituições do 3º setor.

O centro também conta com uma sala de arqueologia, espaço exclusivo para a exposição de artefatos arqueológicos encontrados na região da Baía e Vitória. No Sitio Escola, crianças e professores aprendem na prática os principais conceitos da Arqueologia.

nossos resultados

beneficiários indiretos

• mais de 220 mil beneficiarios indiretamente

• Projetos de educação e sustentabilidade