Sede do CES, com grandes janelas de vidro e uma anexo com acabamento de tijolos.
Projetos

CES Alphaville

O primeiro centro de educação para sustentabilidade do país.

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para pessoas

• Capacitação Técnica

Para os territórios

• Educação para Sustentabilidade
  • Desenvolvimento Comunitário
  • Período2009-2020
  • StatusEmancipado
  • Beneficiários50 mil
  • LocalSantana de Parnaíba(SP)
  • AtividadeEducação para Sustentabilidade

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Apesar da relevância do tema, no Brasil são raros os espaços para discussão e disseminação da sustentabilidade com exemplos teóricos e práticos. O CES, construído em 2008 em Santana de Parnaíba, foi o primeiro centro de educação para sustentabilidade do país.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Em parceria com a prefeitura, o Centro foi construído com tecnologias sustentáveis (energia solar, biodigestor, energia eólica) e com arquitetura voltada para a bioconstrução, com melhor aproveitamento dos recursos naturais e menor descarte de resíduos. Foram utilizados materiais de baixo impacto ambiental, como paredes de tijolos ecológicos, entre outras técnicas de arquitetura com barro, pisos feitos com restos de cerâmica e pneus reciclados, vidros reciclados, tinta natural, telhado coberto por vegetação e estrutura de bambu. Além disso, o espaço possui um conteúdo programático voltado para o complemento das aulas do ensino formal à população, com demonstrações e exemplos práticos e teóricos.

AGIMOS EM CONJUNTO
para construir as ações

Capacitação de estudantes do ensino fundamental para influenciar suas comunidades com boas ideias e ações para a humanidade;

Oficinas sobre bioconstrução;

Outros eventos, cursos e palestras com temas relacionados à permacultura, ecologia profunda, educomunicação, novas economias, cultura e identidade.

ATIVIDADES REALIZADAS

Programa Jovem Sustentável

Capacitação de estudantes dos ensinos fundamental e médio para influenciar suas comunidades com boas ideias e ações para a humanidade.

Programa Curumim Sustentável

Por meio de atividades lúdicas, objetiva estimular a sensibilidade ambiental das crianças a partir de conteúdos e experiências com foco nos quatro elementos da Terra: água, terra, fogo e ar.

Agentes de Sustentabilidade

Formação de cidadãos atuantes na cidade de Santana de Parnaíba, em prol da sustentabilidade do município, incentivando-os a conhecer e se apropriar dos espaços públicos.

Programa Professor Sustentável

Fortalece a autoestima e capacita professores de educação básica de Santana de Parnaíba a utilizarem o tema da Sustentabilidade Integral de maneira transversal em suas aulas, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.

Em 2018, o CES Alphaville conquistou mais um passo rumo à sustentabilidade: tornou-se acessível. Além das adequações para receber visitantes com qualquer tipo de deficiência, o espaço implantou um Jardim Sensorial, que visa estimular a experiência de visitação ao espaço através dos cinco sentidos dos participantes.

No ano de 2020 e cumprindo nossa estratégia de emancipação, o CES foi entregue oficialmente ao município de Santana de Parnaíba. Agradecemos muito a todos os que nos acompanharam durante todos esses anos de gestão, e desejamos sucesso e sequência à sustentabilidade!

nossos resultados

pessoas beneficiadas

• 200  mil beneficiados indiretamente

Comentário

Em uma parceria pedagógica com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Alphaville, criamos projetos de sustentabilidade por meio dos quais a prevenção e a conscientização de nosso corpo, mente e meio ambiente passaram a ser ressignificados.

Cleber Aparecido Martinelli He

Fachada do CES