31 de julho de 2018

CES Alphaville promove curso de Reciclagem de Resíduos Eletrônicos

Entre os dias 23 e 26/07 o CES Alphaville promoveu, gratuitamente, o curso de Reciclagem de Resíduos Eletrônicos no Centro de Educação para Sustentabilidade, ministrado pelo Instituto GEA. Com carga horária de 6 horas por dia, os participantes de 9 cooperativas/associações de coleta seletiva do Brasil, aprenderam, por meio de aulas teóricas e práticas, qual a melhor forma de lidar com os resíduos eletrônicos de forma segura, sustentável e como poderiam incrementar a renda de suas associações e cooperativas, a partir da venda desse material.

Confira o depoimento de alguns dos participantes:

João Batista – Arca (Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos), Uberlândia – MG:

“Ficamos muito felizes com o curso porque foi um aprendizado muito grande. O atendimento da Fundação Alphaville foi muito bom, os professores nos receberam muito bem e foram muito atenciosos. Pudemos aprender o jeito correto de desmontar os equipamentos eletroeletrônicos para não prejudicar a nossa saúde e acrescentou muito em nossa bagagem. Assim que cheguei em Uberlândia já me reuni com todos os associados para passar o que aprendi e deu para ver que eles também ficaram encantados. Em breve farei uma oficina para ensinar, na prática, a forma adequada de manusear os equipamentos. Viemos daí com um novo pensamento, foi muito importante saber dos componentes químicos que têm dentro dos equipamentos para podermos tratar esses resíduos com segurança. Também foi muito emocionante receber o certificado no evento de comemoração do aniversário da Fundação Alphaville e ver que uma organização tão grande se preocupa com o meio ambiente e com a gente. Tudo o que eu aprendi vou colocar em prática, com certeza. Agradeço a todos, porque o curso foi um grande sucesso.”

Valéria – Avemare (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança), Santana de Parnaíba – SP:

“O curso foi muito importante para nós da Avemare, porque creio que até o ano que vem estaremos trabalhando com resíduos eletrônicos então foi essencial para podermos começar com esse projeto e trabalhar de forma adequada com a reciclagem desses equipamentos.”