3 de outubro de 2018

Como a diversidade se relaciona com o desenvolvimento territorial?

Gigante em termos de extensão territorial, o Brasil tem dimensões continentais, é o quinto maior país do planeta e, devido a essa amplitude e sua constituição histórica, o território brasileiro possui vasta diversidade social e cultural. Para o desenvolvimento, seja ele sociocultural, econômico ou territorial, a diversidade é extremamente relevante e, ao ser levada em consideração, favorece a construção coletiva, inovadora e democrática e abre espaço para que todos sintam-se representados em sua individualidade.

A consciência da pluralidade sociocultural de um território é fundamental para que a elaboração de políticas públicas atenda às necessidades de cada região, respeitando suas particularidades, ao mesmo tempo em que gera o desenvolvimento macro. Inerentes à condição humana, as diferenças sempre vão existir e, de fato, a gestão de características e pensamentos divergentes pode ser desafiadora, na mesma medida em que enriquece os processos decorrentes dela.

Garantir o espaço de fala dos grupos minoritários, proporcionando a criação coletiva e estimulando a troca de conhecimentos e experiência, é uma forma de reduzir a desigualdade sociocultural e econômica, uma vez que as soluções apresentadas estarão alinhadas com as demandas de todos os envolvidos. Estendendo essa visão para o território, o reconhecimento da diversidade e a implantação de políticas para administrá-las, colabora com o desenvolvimento de territórios sustentáveis e resilientes.

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre as oportunidades e os desafios que a diversidade representa para o desenvolvimento territorial, o XI Fórum Internacional RedEAmérica reunirá, em Salvador, representantes dos diversos setores da sociedade. A partir da visão de comunidades sustentáveis, estão todos convidados a contribuir com a discussão a respeito de como a diversidade pode ser um motor na construção de sociedades mais justas, igualitárias e prósperas.

Anote aí: o XI Fórum Internacional RedEAmérica acontece no dia 21 de março de 2019, na cidade de Salvador, Bahia. Acompanhe-nos para mais detalhes sobre a programação!