10 de dezembro de 2018

Dia Nacional do Catador de Materiais Recicláveis

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Catador de Resíduos Recicláveis. De acordo com os dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), esses profissionais são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil. Mesmo assim, em 2010, um estudo mostrou que o Brasil perdia cerca de R$ 8 bilhões todos os anos por não reaproveitar os resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.

Buscando aumentar sua capacidade de atuação, ao longo dos anos os catadores vêm se organizando em grupos, associações e cooperativas e buscando parcerias e políticas governamentais para sua maior valorização enquanto categoria profissional e sujeitos detentores de direitos. Em Santana de Parnaíba, a AVEMARE (Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis da Vila Esperança) é um exemplo de associação que transformou a vida das pessoas que tiravam seu sustento da coleta de resíduos, além de auxiliar na preservação ambiental e na cadeia produtiva da região.

Com a erradicação do lixão da região, a parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana de Parnaíba buscou transformar as pessoas que ali trabalhavam em agentes multiplicadores na educação para a sustentabilidade. Assim nasceu a associação que, há 12 anos, além de elevar a autoestima e o senso de cidadania da comunidade, consegue fazer com que 43% dos materiais passíveis de reciclagem produzidos no município retornem ao ciclo produtivo.

Assumindo sua importância para a dinâmica social e ambiental da região, a AVEMARE realiza, no dia 14/12, às 18 horas, um evento de prestação de contas à sociedade. Além da relação de transparência com a comunidade, o evento é uma forma de dar visibilidade ao trabalho feito por todos os membros que compõem a associação.