1 de outubro de 2018

Diversidade social

Importante para geração de conhecimento, estimulo à inovação e por seu poder transformador de relações, a questão da diversidade ganhou os holofotes nos últimos anos. O olhar de pessoas com origens, vivências e opiniões diversas sobre um mesmo assunto enriquece discussões, culminando em resoluções inovadoras e assertivas, da mesma forma que o estimulo à diversidade de gênero, orientação sexual, étnico-racial, religiosa, etária, etc., promove ambientes mais colaborativos e inclusivos.

Nas organizações, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, respeitar e estimular a diversidade refere-se, principalmente, a reconhecer a individualidade de seus participantes. Em um olhar mais amplo, é dessa mesma maneira que esse tema se estabelece na construção dos territórios e das cidades.

Apesar da histórica prática que dita que os valores da maioria devem se sobrepor aos costumes ou necessidades dos demais, observa-se que em sociedades organizadas a partir da pluralidade de grupos e indivíduos, a riqueza existente nos modos de vida tende a estar refletida nas políticas de bem-comum. Isto porque a convivência entre diferentes composições sociais promove reflexões pautadas na empatia, no respeito ao espaço do próximo, na solidariedade e, em última análise, no próprio desenvolvimento social. Muito comum, também, é a presença da criatividade e da complementaridade de ações, que contemplam viéses diversos acerca de um mesmo assunto e fomentam a geração de oportunidades e de alternativas a problemáticas coletivas.

Com o avanço de políticas públicas voltadas para a inclusão das minorias nos mais diversos espaços sociais, produção científica voltada para essa temática e grandes organizações manifestando compromisso em promover ambientes mais diversos e inclusivos, é preciso lembrar que essa construção deve ser amplamente participativa, englobando desde representantes de organizações que advogam pelas causas da diversidade a participantes de outros setores da sociedade civil. Tão importante quanto a conquista dos direitos, é a garantia de que eles serão social e culturalmente mantidos.