25 de outubro de 2018

Empresa, comunidade e sociedade: como o ISP beneficia aos três?

O Investimento Social Privado, além de ser uma maneira de promover a Responsabilidade Social Empresarial, possibilita um bom relacionamento com as comunidades com que a empresa se relaciona. Dessa forma, além de maior valorização da marca, consolidação da reputação e melhor gerenciamento de risco, o ISP proporciona valor agregado para a sociedade ao desenvolver a comunidade de seu entorno, oferecendo novas oportunidades para as pessoas que ali estão.

Pesquisas como as feitas pelo International Finance Corporation e pelo Department of International Development comprovam que o setor privado tem capacidade de reduzir a pobreza, quando atuando lado a lado com o poder público e as organizações da sociedade civil. Essa parceria entre os setores é fundamental para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas ganhem relevância e cumpra-se os objetivos da Agenda 2030. Além disso, estima-se que alcançar os ODS poderia abrir cerca de 12 trilhões de dólares em oportunidades de mercado nas áreas de alimentos e agricultura, cidades, energia e materiais e saúde e bem-estar, de acordo com o relatório Better Business Better World.

Em relação às comunidades, o Investimento Social Privado é uma excelente oportunidade de desenvolvimento sustentável, uma vez que tem o poder de transformar a realidade social, ambiental e econômica do território. O investimento pode ser feito através de projetos nas áreas de educação, meio ambiente, saúde ou relacionados, de acordo com a necessidade comunitária.

Para garantir a efetividade do trabalho realizado, o planejamento, monitoramento e mensuração dos projetos é fundamental. Entretanto, é indispensável a construção coletiva das soluções para o território – só assim as intervenções serão legítimas, o desenvolvimento será sustentável e ambos os lados serão beneficiados.