acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

28 de novembro de 2017

Hoje é dia de realizar sonhos

O final do ano se aproxima e, com ele, o espírito de solidariedade passa a tomar conta dos corações, momento ideal para que o envolvimento com projetos sociais aconteça.

Buscar parceiros e captar recursos é uma rotina conhecida de muitas organizações sem fins lucrativos, e é tarefa fundamental para que os projetos possam ser potencializados, aprimorados ou mesmo se mantenham ativos. Estas organizações, movidas por causas e muitas vezes sem contar com grandes apoios fixos, atuam diariamente à procura de empresas ou indivíduos que compartilhem da mesma crença e tenham interesse em contribuir com suas ações.

O voluntariado é uma das formas de participação. Para aqueles que possuem um tempo a dedicar, a troca de serviços muitas vezes é mais do que recompensada pelos sorrisos recebidos, pela gratidão dos participantes e pelo sentimento de contribuir com algo maior.

Outra forma de apoiar campanhas é o apoio às divulgações. Esse formato, geralmente adotado por empresas, faz uso das redes sociais e de contatos das grandes corporações para impulsionar causas atreladas ao business de seu patrocinador.

E como todo[?] mundo tem um quê de Papai Noel, o #diadedoar é a oportunidade do despertar para a contribuição para todos aqueles que ainda buscam um projeto ao qual se vincular. A data, estabelecida no Brasil em 28 de novembro desde 2013, acontece em mais de 35 países pelo mundo e traz visibilidade a ações, projetos e iniciativas que buscam nos chamados pequenos doadores uma forma de manter seu trabalho ativo.

Para encontrar iniciativas que se aproximem de suas causas pessoais, os usuários contam com plataformas que reúnem ações e oferecem possibilidades de participação com valores variados. Todas elas com prestação de contas e contatos das organizações responsáveis, o que assegura que o recurso investido seja efetivamente direcionado ao bem comum.

Um exemplo disso é o coletivo Nova Limpet, grupo formado por mulheres que produzem vassouras de garrafa pet. Atuando em favor do meio ambiente e do resgate de mulheres em situação de violência doméstica, o grupo abriu um crowdfunding em busca de apoio para a aquisição de um veículo que favoreça a retirada das pets, sua matéria-prima, para que a produção de vassouras não se interrompa. “Hoje temos capacidade de atender até 11 famílias com esse projeto, mas estamos correndo o risco de interromper a produção, porque temos pessoas para trabalhar, mas nem sempre conseguimos a quantidade de garrafas de que precisamos”, diz Iraildes Rosa, gestora do projeto. A campanha, disponível no link http://juntos.com.vc/pt/ProjetoNovaLimpet, pretende arrecadar R$ 8.300,00 até o final da campanha, em 20 de dezembro.

Para cada perfil de doador, um formato de contribuição. E para todas elas, a certeza de fazer a sua parte por um país melhor.