4 de dezembro de 2017

Mobilização da comunidade transforma escola em Bayeux

No último domingo (03) foi realizado o Dia do Bem na escola municipal Vereador João Jacinto, localizada em Bayeux, na Paraíba. Mais de 75 voluntários, entre alunos, professores e moradores do bairro, mobilizados pela Fundação Alphaville e Secretaria de Educação da cidade, colocaram a mão na massa para revitalizar o espaço.

O desejo em transformar o espaço veio da própria comunidade escolar, a partir da aplicação da metodologia de desenvolvimento comunitário da Fundação Alphaville em um grupo de moradores do bairro. Chamada Convivência que Constrói, a metodologia prevê a identificação do sonho coletivo e o levantamento dos potenciais do território para sua concretização, como mapeamento de talentos, identificação de parceiros e desenvolvimento de projeto.

Foi feita a pintura de áreas internas e externas, troca de portas e fechaduras, doação e manutenção de ventiladores, conserto de aparelhos defeituosos e um projeto de paisagismo para transformar a escola em um lugar ainda mais inspirador para o desenvolvimento dos jovens.

A Alphaville Urbanismo, principal mantenedora da Fundação,  contribuiu com a doação de mobiliários e objetos para as salas de aula. Uma mesa para a sala dos docentes, feita com a base de pallets e tampo de vidro, foi montada por um dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do próprio colégio. A MMR Engenharia colaborou com a alimentação dos voluntários, locação dos equipamentos de segurança e ferramentas para execução da obra.

“Não tenho palavras para expressar a importância da ação em nossa escola”, diz Alda Tereza de Luna Freire Barros, gestora adjunta  do colégio. “Nós fizemos história no município de Bayeux”, completou.