13 de julho de 2017

Mutirão revitaliza horta em Araçatuba

Mais de 40 voluntários e dois dias de trabalho transformaram em realidade a revitalização da horta comunitária mantida por 22 famílias do Conjunto Habitacional Elias Stefan, em Araçatuba. Fonte de alimento e renda para os moradores, o espaço havia iniciado suas atividades há cerca de oito meses, e agora recebeu um mutirão de transformação organizado pela Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento das pessoas e seus territórios. A ação, que aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, estimulou a colaboração na comunidade a partir da metodologia Convivência que Constrói, que tem como objetivo impulsionar o protagonismo dos indivíduos, por meio da convivência e da construção coletiva, para promover a transformação social e territorial.

Divididos em três grupos de trabalho, os voluntários revitalizaram a área de convívio da horta com a construção de uma nova sede, realizaram o estacamento de colunas para a preparação da instalação do sombrite e também mantiveram a equipe bem alimentada durante os trabalhos. Além dos moradores, a equipe também contava com 8 voluntários disponibilizados pela Ford, parceira do projeto que também doou novos bancos para a horta, e apoio do Varejo Tozzi para as refeições. Durante o mês de Julho, as ações continuam. Serão finalizadas as instalações dos sombrites e acabamentos das estruturas já construídas.

“Ouvindo as pessoas da região, compreendemos os anseios e sonhos da comunidade e descobrimos a força coletiva das 22 famílias que contribuem com a horta comunitária, produzindo alimentos para consumo próprio e vendendo o excedente para os vizinhos”, disse Fernanda Toledo, gerente de sustentabilidade da Fundação Alphaville. “Assim, ajudamos a
revitalizar a horta, planejar o projeto e construir inteligência social para firmar parceira em diferentes esferas que ajudaram na realização do projeto”, afirmou.

Além da Ford e do Varejo Tozzi, outras importantes parcerias foram firmadas, como com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, que disponibilizou um técnico para dar aulas aos moradores de como beneficiar o solo e outras técnicas de plantio. “Com a realização do mutirão de transformação, o objetivo da Fundação é que a horta possa crescer e ter perenidade, sendo liderada pela própria comunidade”, contou Toledo.