13 de março de 2018

Nova Limpet será destaque no 13 Fórum Social Mundial

A Nova Limpet– será um dos expositores e participantes do Fórum Social Mundial (FSM 2018) que começa hoje, dia 13, e segue até dia 17 de março, em Salvador, no Campus de Ondina, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O projeto, criado em 2017 pela Fundação Alphaville e conduzido pela Associação São Cosme e Damião, é realizado em parceria com a prefeitura e se configura em dos destaques do município de Carapicuiba, na Grande São Paulo, onde é realizado. O coletivo foi formado a partir da metodologia de trabalho da Fundação Alphaville, que prevê o desenvolvimento de comunidades a partir de sua vocação na busca por cidades sustentáveis.

Formado por mulheres que produzem e comercializam vassouras feitas a partir de garrafas pet, a Nova Limpet beneficia 11 pessoas com a produção de, aproximadamente, 300 vassouras por mês feitas a partir de mais de 3 mil garrafas reutilizadas.

Além de estimular o empreendedorismo feminino e o empoderamento, o programa também colabora para que as mulheres, em sua maioria em situação de violência ou vulnerabilidade social, conquistem sua independência financeira através da produção de vassouras ecológicas até três vezes mais duráveis do que as de piaçava.

O FSM 2018 tem como objetivo, dentre outros, reunir as várias experiências para troca de informações; criar pontos de contatos e pensar formas de acumular forças de enfrentamento e superação das estruturas socioeconômicas concentradoras e excludentes.

Nesse sentido, a Nova Limpet terá a oportunidade de apresentar sua experiência no processo de incubação do Centro Público de Economia Solidária de Carapicuíba, no dia 16, às 11h, na Tenda de Economia Solidária. Os trabalhos também serão expostos na Feira de Economia Solidária, representada por várias regiões do Brasil, além de outros países.

“É uma grande oportunidade de mostrar como esse trabalho mudou a realidade social dessas mulheres. Estamos muito honradas por participar desse evento mundial que promove reflexões tão importantes sobre nossa sociedade”, ressaltou Zana Oliveira, representante da Nova Limpet.