6 de agosto de 2018

O propósito como norteador da estratégia organizacional

Ter um propósito claro é saber onde se quer chegar, e isso independe se o caminho se direciona para uma escolha pessoal ou profissional. Assim como as pessoas, as organizações também precisam identificar o seu propósito de forma clara e objetiva, para que se possa visualizar o trajeto a ser percorrido e as estratégias necessárias para chegar lá, sem perder de vista a sustentabilidade do negócio – ou seja, o cenário externo tem peso importante nesse planejamento. É inegável que na correria do dia a dia torna-se fácil pensar apenas nas metas de curto prazo, o que pode nos fazer perder o foco e desviar do nosso objetivo maior. Ter um propósito nítido é importante para garantir que o negócio esteja alinhado com o objetivo maior estabelecido.

Para nós, da Fundação Alphaville, alinhar propósito à estratégia organizacional tem sido um fator chave para nosso desenvolvimento. Toda a metodologia de trabalho e projetos que apoiamos e desenvolvemos são orientados para que possamos cumprir com o nosso propósito de estimular o protagonismo social nas comunidades com as quais atuamos. Acreditamos que é por meio da construção coletiva, da inclusão socioeconômica e da educação para a sustentabilidade que contribuímos para o desenvolvimento de territórios resilientes.

Em períodos de instabilidade econômica, a responsabilidade sobre o fomento aos grupos comunitários aumenta. É necessário garantir que nossos investimentos estejam seguros, o que impacta diretamente na tomada de decisões e no futuro dos projetos. Desenvolver um planejamento estratégico, que alie construção coletiva à envolvimento intersetorial, é fundamental, assim como capacitar equipe e multiplicadores, mensurar resultados, gerir riscos e garantir a sustentabilidade financeira (tanto da organização quanto dos grupos formados). Clareza de propósito e profissionalização foi o que nos trouxe até o presente momento, além de ter sido fundamental para que pudéssemos impactar tantas vidas durante esses 18 anos da Fundação Alphaville. Norteados por isso, seguimos em busca de nosso desenvolvimento para que possamos continuar impulsionando o protagonismo social e transformando vidas e territórios pelo Brasil afora.