22 de outubro de 2018

O que é Investimento Social Privado?

Conceito criado na década de 90, época em que houve crescimento e fortalecimento da sociedade civil organizada, o Investimento Social Privado designa uma forma de atuação social vinda do setor privado que buscava se diferenciar das formas tradicionais de filantropia.

Antigamente, entendia-se como função social de uma empresa somente a geração de empregos, o pagamento de impostos e o lucro para os acionistas. Com o passar do tempo as empresas passam a perceber seu impacto socioambiental e ampliam seu olhar a respeito de sua responsabilidade social, gerando valor para todos os públicos com que se envolve. A partir de então investem no desenvolvimento de inteligência social e buscam o relacionamento estratégico com as comunidades com as quais convive.

Caracterizado pelo repasse voluntário de recursos privados, o Investimento Social Privado (ISP) pode atuar na resolução de demandas sociais, uma vez que é feito de maneira planejada, conta com monitoramento das atividades desenvolvidas e com a mensuração dos resultados obtidos. Desse modo, os recursos, que podem ser financeiros, humanos e técnicos ou gerenciais, advindos do segundo setor tem um potencial transformador, uma vez que são direcionados para projetos que atuam pela transformação social e impactam em políticas públicas e melhorias para a sociedade.

A Fundação Alphaville é um exemplo de ISP feito pela Alphaville Urbanismo, sua principal mantenedora. Há 18 anos atrás, quando as empresas ainda não tinham tanta percepção de seu impacto social, a Alphaville Urbanismo iniciou seu investimento na Fundação Alphaville a fim de fortalecer as comunidades do entorno dos empreendimentos. Hoje, o portfólio da Fundação Alphaville já conta com mais de 240 projetos realizados e cerca de 500 mil pessoas envolvidas diretamente em todo o território nacional. Essa atuação conjunta extrapola os empreendimentos da Alphaville Urbanismo, estimulando o protagonismo das comunidades e contribuindo para o desenvolvimento de territórios resilientes.