14 de janeiro de 2019

O que podemos esperar para 2019?

Deixamos para trás um ano de mudanças, complexo. Além, claro, de conquistas importantes, 2018 foi cheio de ânimos exaltados, desafios e discordâncias em diversos campos – político, social, ambiental. Não à toa, o tradicional dicionário Oxford elegeu a palavra “tóxico”, em seu sentido literal e também metafórico, como reflexo do ano que acabou.

Diante desse cenário, o que podemos esperar para 2019?

Mais do que nunca, a resiliência torna-se necessária. É preciso entender, encarar e superar as mudanças e os desafios que batem à porta junto com o novo ano e, assim, transformar tais eventos em resultados favoráveis a longo prazo. Dessa forma estaremos criando as bases necessárias para a formação de territórios resilientes.

Quando falamos em territórios resilientes, sua capacidade de adaptação e transformação é possível devido à construção coletiva de iniciativas e projetos que garantam a sustentabilidade do espaço. É somente juntando esforços e criando soluções juntos que os planos e projetos ganham força necessária, atendendo às peculiaridades locais.

Por isso, que em 2019 o protagonismo para criar e realizar, junto com a resiliência, seja o norteador no desenvolvimento de territórios fortes. Que os desafios anteriores sirvam de aprendizado e inspiração na busca pela transformação e pelo desenvolvimento.