acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

11 de outubro de 2018

Pequenos agentes políticos transformadores de territórios

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, ou seja, ser cidadão diz respeito às relações de respeito com o ambiente em que estamos inseridos, aos relacionamentos interpessoais, além da consciência sobre leis, política, educação, saúde, diversidade, entre outros. Como membro de um Estado democrático, o cidadão participa da vida política direta e indiretamente e com as crianças isso não é diferente.

Por ser um cidadão em formação, a criança deve ser vista como um sujeito político, respeitando seus limites de atuação e seu contexto de vida. Portanto, para que a sociedade tenha consciência de seu papel como ator político-social, é necessário o estimulo ao protagonismo dos mais jovens, ensinando-os sobre seus direitos e deveres dentro de uma sociedade democrática. Ao crescer sabendo quais são suas responsabilidades e seus direitos, a criança estará engajada a participar de forma integral da construção do País, inclusive na vida adulta, em busca do desenvolvimento de seus territórios e comunidades.  

A informação, a possibilidade de expressar opiniões e ter estas levadas em consideração em processos decisórios são importantes ferramentas para incitar a participação política dos mais jovens. Ações como eleger representantes de classe na escola, eleição de direções para grêmios estudantis e propor debates com os alunos sobre questões relevantes para a escola ou para a comunidade podem ser úteis na formação política protagonista.

Voltados à educação política das crianças, existem alguns portais que podem auxiliar nos primeiros contatos com assuntos relacionados à cidadania, política e vida em sociedade.

Portal Turminha do MPF

Projeto do Ministério Público Federal, se propõe a contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes. A Turminha tem dez personagens (incluindo um cão-guia) que buscam representar a diversidade da população brasileira. Por meio de jogos, vídeos e outras atividades os pequenos aprendem sobre a vida em sociedade. http://www.turminha.mpf.mp.br/

Plenarinho

Programa da Câmara dos Deputados, de caráter educativo, voltado para o universo infantil. O portal informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar -, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer. https://plenarinho.leg.br/

Não se esqueça: as crianças são os futuros agentes responsáveis pela construção de territórios e sociedades resilientes, portanto é fundamental que as questões relacionadas à cidadania façam parte da educação dos pequenos.