acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

15 de agosto de 2018

Poder Público e Terceiro Setor: parceria que gera desenvolvimento

A proximidade entre as instituições do Terceiro Setor e o poder público já é de longa data e ao falarmos em organizações que atuam a favor de causas sociais, é preciso olhar além do viés filantrópico ou assistencialista. Por sua proximidade com as comunidades e grande interface com demandas e potencialidades destes territórios, a atuação das organizações as colocam como parceiras e executoras de políticas públicas, com o poder de ajudar a planejar, estruturar e desenvolver coletivamente a implantação de políticas de atenção comunitária.

De forma geral, podemos dizer que o Terceiro Setor é um aliado do poder público, trabalhando em conjunto com o mesmo para resolver demandas de complexidade social que estão sempre presentes no debate político e social. Assim, os projetos realizados pelas organizações sociais, sejam na esfera municipal, estadual ou federal, contribuem com a efetivação de políticas que visam o bem comum.

Dentre os muitos projetos existentes com essa vertente, destacamos o Professor Sustentável. Desenvolvido pela Fundação Alphaville, o programa tem como proposta fortalecer o repertório dos professores da rede pública municipal, tornando-os ferramentas para a transformação no ensino e no território por meio dos conceitos de Sustentabilidade Integral em sala de aula.

Oferecido pelo CES Alphaville – Centro de Educação para Sustentabilidade, em Santana de Parnaíba (SP), a formação do Professor Sustentável conta com pouco mais de 60 horas de atividades, das quais 30 horas são reservadas para ações de intervenção realizadas pelos professores em seus colégios, colocando em prática os conceitos aprendidos no curso. O município instituiu, em 2014, o programa como parte integrante da grade de formação de professores da rede pública da cidade, concretizando a parceria e contribuindo com a formação de educadores mais atuantes no desenvolvimento sustentável local. O programa já formou mais de 350 educadores de 69 colégios da rede municipal e está atrelado à política pública de educação ambiental.