Projetos

Protagonismo entre gerações

Promoção de qualidade de vida para idosos

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para pessoas

• Autoestima
  • Cidadania
  • Convívio

Para os territórios

• Desenvolvimento Comunitário
  • Novas Oportunidades
  • Período2017-0
  • StatusAtivo
  • Beneficiários500
  • LocalPalmas(TO)
  • AtividadeDesenvolvimento comunitário

Um grupo de jovens, preocupados com o bem estar dos idosos do município, desenvolvem um projeto de uma casa de repouso. O projeto é inscrito em um programa universitário da Universidade de Lisboa e selecionado dentre as todas as propostas brasileiras – mas será que o projeto atendia aos desejos dos idosos?

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Ao ter seu projeto selecionado dentre todos os inscritos no Nós Propomos!, o Programa de Extensão da Universidade de Lisboa, representado pela Universidade Federal do Tocantins, um grupo de jovens estudantes do ensino médio de Palmas (TO) buscava parceiros para concretizar o projeto.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Utilizando sua metodologia de trabalho, Convivência que Constrói, a Fundação Alphaville auxiliou no alinhamento de expectativas entre os jovens proponentes e o grupo de idosos local , que culminou na execução do projeto Viver com Alegria, que propôs a revitalização do espaço para ser utilizado pelos idosos.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

A reforma de um espaço público precário, utilizado pelos idosos como área de dança e lazer, além de exercitar o protagonismo dos jovens estudantes,  beneficiou os idosos que ganharam um espaço adequado de lazer e cultura e reforçou o sentimento de pertencimento dos mesmos, externalizado pela dança. E a iniciativa desses jovens estudantes chegou ao exterior – o projeto Viver com Alegria participou do I Congresso Ibero-Americano Nós Propomos! 2018, que reuniu todos os países onde o Nós Propomos! está presente, em Lisboa, Portugal.

nossos resultados

Idosos participantes da atividade