acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias
Projetos

Quilombo de Cordoaria

Fortalecimento da comunidade

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para pessoas

  • Capacitação Técnica

Para os territórios

  • Identidade Cultural
  • Desenvolvimento Comunitário
  • Período2018-0
  • StatusAtivo
  • Beneficiários1500
  • LocalCamaçari(BA)
  • AtividadeCapacitação

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Cordoaria é uma comunidade remanescente de descendentes de quilombola e possui características, com baixo índice de violência e ausência de pobreza extrema. Apesar disso, há necessidade de projetos que contemplem jovens e crianças, como ampliação da escola local e de espaços públicos de convivência.

DIALOGAMOS

para propor soluções

A Associação de Moradores local buscou apoio da Fundação Alphaville para ajudá-los a organizar questões burocráticas que os impediam de atuar como associação. Esse auxílio se traduziu, além do apoio nas questões administrativas, na aplicação da metodologia Convivência que Constrói pra fortalecer o grupo comunitário.

AGIMOS EM CONJUNTO
para construir as ações

A partir de reuniões quinzenais com o grupo e atividades diversas, como aulas de empreendedorismo e realização do eneagrama, ferramenta de identificação do perfil pessoal de cada membro do grupo, foram mapeadas as necessidades e as possibilidades de atuação da comunidade. Definiu-se que a prioridade é a ampliação da sede da associação, por ser o único espaço público da comunidade que pode ser utilizado para realização de cursos e palestras.

A capacitação apoiou a comunidade em sua primeira grande conquista: a formação da Associação Nossa Senhora de Santana, que representa os moradores de região, e ajudou a regularizar a sua documentação, necessária para pleitear recursos e serviços junto ao poder público. A partir disso, foram mapeadas as prioridades, recursos e possibilidades de Cordoaria e muitas outras vitórias foram alcançadas, a exemplo da água encanada e do estabelecimento de um posto de saúde, ambos em 2022.

Conforme relata Debora Silva e Silva, Especialista em Projetos Sociais da Fundação Alphaville, o município conseguiu um recurso do Governo Federal para atender demandas de povos indígenas e quilombolas e, com isso, a comunidade obteve um valor para fazer a adaptação de um espaço para um posto de saúde capaz de prover atendimentos semanais com todos os exames básicos de saúde da mulher. Além disso, a comunidade recebe visitas periódicas de médicos das demais especialidades e atendimento odontológico em um carro móvel.

“O próximo passo é construir um posto de saúde com dois andares”, afirma Debora. O projeto para o posto está sendo desenvolvido pela equipe técnica da Alphaville e, quando pronto, será utilizado pela comunidade para a articulação de parcerias que forneçam material de construção e mão de obra especializada.

“Em termos de qualidade de vida, estamos bem melhor hoje do que antes”, resume Eduardo Costa dos Reis, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Santana. “Colocamos todos os documentos em dia; conseguimos uma rede com 80% de abastecimento de água; e temos um consultório que nos atende duas vezes por semana.”

Ele conta que todas as conquistas dos últimos anos e as futuras realizações podem ser atribuídas ao fortalecimento da Associação. “Eu mesmo aprendi muito no sentido de sabedoria, de convivência e de perceber que há pessoas dispostas a nos ajudar”, diz. “A formação abriu muito a nossa mente, pois havia muitas coisas que não sabíamos e o processo foi muito esclarecedor.”

nossos resultados

  • 0

    da região envolvidas nas atividades

  • 0

  • 0

  • Formação da Associação Nossa Senhora de Santana

  • Regularização de documentação

  • Água encanada

  • Estabelecimento de um posto de saúde

  • Recebimento de recurso do Governo Federal

Comentário

Trazer temas como empreendedorismo para a realidade deles é importante para mostrar que empreender não é necessariamente abrir um negócio, mas atuar no que eles já fazem, pelo sonho coletivo dentro do território.

Débora Silva

Coordenadora Débora Silva