14 de fevereiro de 2019

Quando o diferente é indispensável para a sustentabilidade

Quando ouvimos falar de educação para a sustentabilidade, o senso comum nos remete automaticamente a questões ambientais. E sim, apesar de tratar de questões ambientais, a educação para a sustentabilidade vai muito além, englobando também aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e empresariais, por exemplo. A partir desses ensinamentos as pessoas têm a oportunidade de se enxergar como parte de um sistema todo interligado, onde cada ação gera uma consequência e um impacto em todo o conjunto.

Educação para a sustentabilidade e diversidade: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Tudo! Ao falar sobre diversidade, nos referimos a tudo aquilo que representa o diferente, quando comparado a nós, seja no campo das ideias, cultural, etnias, gêneros, profissões, orientação sexual, personalidades e qualquer outro aspecto que constitui as relações humanas.

A partir do seu um olhar politizado, que busca o fortalecimento da cidadania e a transformação social, a educação para a sustentabilidade vai ao encontro da diversidade. A ideia é que cada pessoa seja reconhecida e se reconheça como uma portadora de direitos e de deveres, sendo co-responsável por construir, respeitando e por meio da diversidade, a transformação dos territórios.

Neste processo, a identificação e o estímulo das diferenças é essencial para desenvolver soluções inclusivas, democráticas e que correspondem às expectativas de todos, respeitando suas particularidades, com perspectiva de longo prazo.

De acordo com os preceitos da educação para a sustentabilidade no que diz respeito à sustentabilidade social e pensando na importância da gestão da diversidade para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, da redução das desigualdades e da inclusão social, o XI Fórum Internacional da Rede América tem o objetivo estimular a reflexão sobre as oportunidades e desafios que a diversidade representa para que as empresas e fundações construam, com outros atores, o desenvolvimento sustentável.

Sediado em Salvador, cidade que pulsa diversidade e cujo centro histórico é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a programação do evento conta com palestras, mesas de discussão, visitas técnicas e muito mais. Confira a programação completa e inscreva-se pelo site: http://fir-redeamerica.org/pt

Lembre-se:

O XI Fórum Internacional Rede América acontece nos dias 21 e 22 de março de 2019, em Salvador (BA), no Hotel Wish.