acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

22 de agosto de 2018

Ressignificar e preservar tradições: conheça o Samba de Dandara

Desde 2016, o grupo Samba de Bumbo de Dandara debate a emancipação e questiona os papéis sociais das mulheres negras, pela apropriação dos instrumentos musicais no samba de bumbo. Ao lado de ritmos como o jongo e o batuque de umbigada, o Samba de Bumbo faz parte das manifestações culturais negras que surgiram no tempo da escravidão e ainda são praticadas no estado de São Paulo.

No ensaio de Mario de Andrade, publicado em 1933, o escritor destaca a tradição no samba rural paulista, em que os homens tocam e as mulheres dançam. “O grupo, formado de indivíduos de ambos os sexos, tem seus instrumentos. Instrumentos sistematicamente de percussão, em que o bumbo domina visivelmente. As mulheres nunca tocam. Os homens, pelo contrário, todos tocam”.

Ressignificando a tradição de décadas, o Samba de Bumbo de Dandara coloca as mulheres como protagonistas: são elas que tocam a zabumba, o bumbo e a caixinha, enquanto os homens dançam ao som das quadrinhas com a história do samba. Na cidade de Santana de Parnaíba, a manifestação popular celebra o momento histórico do fim escravidão.

O grupo Samba de Bumbo de Dandara estará presente na 1ª Feira do Empoderamento Feminino do CES Alphaville, que acontecerá no sábado, 25/08. A partir das 13h as mulheres apresentam o samba e participarão de uma roda de conversa.

Confira a programação da 1ª Feira do Empoderamento Feminino do CES Alphaville

08h30 às 09h30: Abertura da Feira e Vivência de Yoga Dance e o Resgate do Feminino com Tati Danesi | Inscrição prévia
09h30 às 10h: Conceituação do evento e dos temas abordados
10h às 10h50: O Feito à Mão como ferramenta de Empoderamento por Andréa Orue da Primavera de 83 | Inscrição prévia
12h às 13h: Roda de diálogo com empreendedoras sociais locais – representantes da Cooperativa AVEMARE, Nova Limpet e da Cooperativa Unindo Forças | Inscrição prévia
13h às 14h: Apresentação e conversa com o grupo Samba de Bumbo de Dandara

Quando: 25 de agosto de 2018, das 08h30 às 14h
Onde: CES Alphaville – Alameda Michelangelo, 12, Alphaville Burle Marx, Santana de Parnaíba – SP