31 de outubro de 2018

Territórios resilientes – conheça o projeto Peixe na Rede

Território é um espaço delimitado e formado por sua estrutura física, cultura e pelas relações sociais que ali se estabelecem. Todos esses elementos estão sujeitos a perturbações e mudanças que podem ou não ser benéficas e, por isso, a resiliência do território torna-se tão importante. A manutenção de territórios resilientes estimula tanto as relações de convivência, quanto a segurança e conservação de ecossistemas.

Mas mais do que suportar mudanças e desafios, a construção de um território resiliente também leva em consideração reverter os possíveis problemas, transformando-os em resultados favoráveis e sustentáveis para todos os que ali se encontram. O projeto Peixe na Rede, desenvolvido pela Fundação Alphaville no Distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana (BA), é um exemplo de busca pela resiliência territorial.

A pesca no rio Jacuripe é uma prática tradicional da região e garante o sustento de mais de 20 famílias ribeirinhas, que se utilizam dos produtos do rio para alimentação e comercialização na cidade. Porém, nos períodos de defeso do rio (reprodução dos peixes), a pesca é proibida e a renda dos pescadores cai bruscamente, afetando a economia local. Diante deste cenário foi preciso criar uma estratégia que, além de atender a necessidade de defeso do rio, garantisse também a manutenção da produção e incremento na renda dos pescadores.

Em parceria com a prefeitura local, com a Escola Agrária Oliveira de Melo e com os pescadores da região, identificou-se a possibilidade de desenvolver um projeto de cultivo de tilápias em tanque-rede, garantindo a redução da pesca predatória no rio Jacuripe e a sustentabilidade econômica das famílias da região. A venda dos peixes cultivados em tanque-rede pela comunidade tem demonstrado resultados excelentes: já foi comercializada cerca de 1 tonelada de tilápias!

Assim como no caso do projeto Peixe na Rede, observar as adversidades que ameaçam o território possibilita a criação de estratégias que permitem a manutenção das atividades locais, reduzindo os danos ao meio ambiente e garantindo a sustentabilidade e o desenvolvimento, construindo territórios mais resilientes.