6 de julho de 2017

Uma mulher que trabalha na reciclagem pode tudo

Vivendo há mais de 40 anos em Eusébio, no Ceará, Ana Cláudia trabalhava em uma casa de família, de onde vinha o sustento para criar, sozinha, seus dois filhos. Sua rotina foi transformada quando, inesperadamente, recebeu um convite para integrar a equipe da Associação dos Catadores do Eusébio (ACEU).

Ana Claudia não pensou duas vezes em aceitar o convite, apesar do questionamento ocorrer mesmo dentro de sua casa.  Certo dia, foi questionada pelos filhos se não sentia vergonha em ser uma catadora. A resposta, sem dúvida, foi negativa, e com o peito cheio de orgulho ela ingressou nessa nova fase de sua vida.

O projeto envolveu todos os setores da região. A Prefeitura do Eusébio foi a responsável pela mobilização do município para que a coleta de lixo reciclável seja feita exclusivamente pela ACEU, que também recebe materiais de empresas privadas que são parceiras da associação. A Fundação Alphaville participou de todo o processo de desenvolvimento do negócio, e teve papel fundamental na profissionalização da associação e de seus participantes. Além disso, os alunos do Programa Jovem Sustentável desenvolveram um trabalho de educação ambiental para os associados e moradores locais, que contribuem a partir da triagem e separação dos materiais domésticos.

A iniciativa, que em 2016 foi reconhecido pelo Selo Benchmarking: Legítimos em Sustentabilidade, já beneficiou cerca de 30 mil moradores da região, resultando em um aumento de seis vezes na renda dos catadores. A comunidade também foi beneficiada com atendimento de 50% dos munícipes com coleta seletiva porta a porta.

Com o sucesso da associação, Ana Cláudia alcançou sua independência pessoal e financeira. Hoje, presidente da ACEU, ela afirma: “uma mulher que trabalha na reciclagem pode tudo”.