29 de agosto de 2018

Capilaridade: ferramenta de impacto territorial

Desde o começo de um projeto, a Fundação Alphaville estimula o autoconhecimento e protagonismo individual para que os indivíduos possam se enxergar como agentes de transformação territorial e formem grupos fortes e integrados. Esses grupos são capazes de perceber as necessidades do território e desenhar suas próprias estratégias de evolução do projeto, guiados pelo senso de responsabilidade em manter a iniciativa e replicá-la.

A Horta Comunitária Araçatuba G é um exemplo de grupo que conseguiu não só manter o projeto em funcionamento, como expandiu sua atuação. Ao se apropriar do conhecimento e assumir a responsabilidade de replicá-lo, o grupo já encontra formas de atingir mais pessoas. Recentemente a escola municipal Euza Neuza Marcondes Larios, do bairro Hilda Mandarino, levou alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental para conhecer a horta e aprender um pouco mais sobre plantio e germinação, cultivo de alimentos, a importância da alimentação saudável e sobre sustentabilidade, reforçando assim as aulas de ciências ministradas na escola.

Investindo no desenvolvimento e fortalecimento do grupo a ACEU, Associação dos Catadores de Eusébio, replicou os conhecimentos aprendidos em um curso para todos os integrantes da Associação. Após participarem do curso de Reciclagem de Resíduos Eletrônicos, que foi oferecido pelo CES Alphaville, a integrante Claudia repassou as aulas para seus colegas que não estiveram presentes no curso. Dessa forma, o conhecimento é compartilhado de forma igual entre todos e o grupo se fortalece.

Seja impactando pessoas externas ao grupo, ou buscando o compartilhamento interno de informações para fortalecer ainda mais o grupo, os integrantes mantêm o projeto vivo e em crescimento. Essas iniciativas são importantes para assegurar que os projetos mantenha-se relevante em seu meio e que tragam o retorno que o território espera.