27 de agosto de 2018

Capilaridade nos projetos sociais é fruto do protagonismo

Quando falamos sobre capilaridade de projetos sociais, nos referimos à condição que eles têm de crescer em seu meio. Mais do que somente a implantação, é importante que o projeto tenha condições de se desenvolver cada vez mais e aumentar sua capacidade de impacto. Nos projetos da Fundação Alphaville, a capilaridade tem relação direta com o desenvolvimento do protagonismo da comunidade em questão.

Ao estimular o autoconhecimento e o protagonismo individual, fortalece-se o indivíduo, que passa a entender seu papel como agente transformador. Em seguida, consolida-se o grupo, que adquire noção do seu potencial e assume a responsabilidade de desdobrar as ações. Incentiva-se que esse grupo pense fora da caixa e consiga desenhar suas próprias estratégias de evolução do projeto.

Dessa forma, a partir de um investimento semente, o grupo enxerga sua responsabilidade com o desdobramento da iniciativa e tem capacidade de se estruturar em busca da continuidade e expansão. Ao assumir o papel de agente transformador e sua responsabilidade para com o território, o grupo começa a buscar maneiras de expandir esse projeto para o maior número de pessoas que possam ser beneficiadas por ele.

É comum que grupos fortalecidos consigam replicar os conceitos e impacto de seus projetos para outras comunidades, outros territórios. Disseminam sua prática e seu conhecimento dando palestras em escolas e empresas e promovendo trocas de experiências, por exemplo. O grupo encontra seus próprios meios de fazer com que o projeto cresça e aumente seu potencial de impacto.

Durante essa semana, em nossas redes sociais, veja exemplos de grupos que conseguiram expandir a atuação de seus projetos ao se apropriar do conhecimento e do senso de responsabilidade com o projeto.