6 de julho de 2017

Catadores de caranguejo se reúnem no Espírito Santo

Promovendo integração e articulação entre os catadores de caranguejo do Espírito Santo, o III Encontro Estadual de Catadores de Caranguejo traz informações de interesse específico ao setor e de proteção do ecossistema manguezal, e contará com mesas redondas para a discussão de assuntos de interesse dos catadores e outros profissionais ligados à atividade.

A Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios por meio da convivência, é uma das apoiadoras do evento, que acontece no dia 8 de maio no auditório do Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy, no munícipio de Serra (ES).

O CEA Jacuhy é um espaço com foco na educação ambiental que tem como objetivo oferecer à população um local para convivência e capacitação profissional da população. Sede da Área de Proteção Ambiental Manguezal Sul, além de ser aberto para visitação e eventos, oferece oficinas, cursos e exposições, estimulando o convívio social e a geração de renda dos moradores locais. Também conta com uma sala de exposição de achados arqueológicos, resquícios que foram encontrados durante a implantação do Loteamento Alphaville Jacuhy e, por isso, o local abriga uma exposição permanente dos itens, permitindo um resgate histórico aos interessados. Por causa da descoberta, o CEA tem parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional).

O espaço foi feito com a preocupação de utilizar os recursos naturais de maneira eficaz. No local, todos os ambientes têm aproveitamento máximo da luz e da ventilação natural; a estrutura e as esquadrias são de materiais renováveis; e os materiais usados são de fácil manutenção, grande durabilidade e podem ser comprados na região, contribuindo com a economia e população local.

Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy

Endereço: Rodovia do Contorno, Km 275, BR 101, Carapina, Serra – ES