16 de outubro de 2017

Centro de educação para Sustentabilidade completa 9 anos

O tema da sustentabilidade integral, apesar de muito relevante, ainda é pouco discutido no país, sendo raros os espaços públicos voltados para a sua disseminação e para a realização de atividades teóricas e práticas. Foi pensando nisso que a Fundação Alphaville, em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, construiu em 2008 o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville.

Construído com tecnologias sustentáveis, como a energia solar e biodigestor, sua arquitetura é voltada para a bioconstrução, com melhor aproveitamento dos recursos naturais e menor descarte possível de resíduos. Para isso, durante o processo de construção, apenas materiais de baixo impacto ambiental foram utilizados, incluindo aqueles descartados no entorno, como vidros e pneus. Destacam-se as paredes de barro e de tijolo ecológico, os revestimentos feitos com fibra de coco, babaçu e açaí, o piso feito com restos de cerâmica, a utilização de tinta natural, o telhado coberto por vegetação e a estrutura de bambu. O espaço também conta com móveis feitos de tetrapak, composteiras, hortas e jardins plantados no conceito da permacultura.

“Já tendo beneficiado mais de 50 mil pessoas, o CES Alphaville tem como objetivo fomentar a sustentabilidade e oferecer capacitação gratuita. Tivemos resultados tão positivos que, em 2012, inauguramos o Centro de Educação Ambiental Jacuhy, em Serra (ES), e o CES Carapicuíba, em São Paulo, em 2016”, conta Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

O espaço foi desenvolvido para se tornar um ambiente propício à convivência entre interessados na temática da Sustentabilidade Integral. Desde sua implantação, o CES Alphaville foi berço de iniciativas renomadas no país, como o Programa Jovem Sustentável, ação reconhecida em 2015 pelo Marketing Best Sustentabilidade e Selo Benchmarking que desenvolve jovens para serem cidadãos atuantes e multiplicadores da sustentabilidade integral em suas comunidades.

O CES Alphaville possui um programa completo de Educação para Sustentabilidade, com atividades gratuitas, como oficinas e visitas monitoradas ao espaço que atendem a diversos públicos de Santana de Parnaíba e região e promovem o desenvolvimento local.  “A agenda de ações do CES Alphaville dialoga diretamente com nossa missão na Fundação Alphaville, que é gerar o desenvolvimento de pessoas e seus territórios por meio da convivência e do diálogo, e o espaço vem se tornando referência na multiplicação de conhecimento”, disse Toledo.

Confira todos os projetos desenvolvidos no espaço e a agenda completa aqui. As inscrições para as atividades, projetos, oficinas e visitas são gratuitas e as vagas são limitadas. Para mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4153-3618. As visitas monitoradas para adultos e crianças podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no período da manhã (das 08h às 12h) ou no período da tarde (das 13h às 17h).