30 de janeiro de 2019

Como transformar territórios: protagonismo social

O protagonismo está relacionado à atitude protagonista de um indivíduo. Em linhas gerais, é protagonista a pessoa que desempenha ou ocupa o papel principal em uma um acontecimento. Portanto, o protagonismo tem a ver com se reconhecer e assumir sua responsabilidade como agente de transformação, tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional e também perante a sociedade.

Por acreditar na importância do protagonismo para o desenvolvimento de territórios resilientes, a Fundação Alphaville tem como propósito estimular o protagonismo social, que definimos como a atuação de uma pessoa ou de um grupo que decorre do seu autoconhecimento, da aquisição de competências técnicas e habilidades sociais e que promove mudanças decisivas na vida pessoal e na realidade dos territórios onde estão inseridos.

Ou seja, estimular o protagonismo social é fortalecer o indivíduo, ou grupo de pessoas, por meio do autoconhecimento e capacitá-lo com conhecimentos técnicos e sociais para que ele entenda seu papel como agente transformador e assuma a responsabilidade por ações de impacto no território.

Como fazemos

A partir de três frentes de trabalho, que são a construção coletiva, a inclusão socioeconômica e a educação para a sustentabilidade, os projetos da Fundação Alphaville buscam estimular o autoconhecimento e desenvolver competências técnicas e sociais que permitam que as pessoas do território sejam as responsáveis não só por identificar os problemas, mas também executar as soluções.

Confira, no próximo post, como um projeto se utiliza dessas três frentes para estimular o protagonismo social na prática, colaborando para o desenvolvimento de territórios resilientes 😉