acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

8 de maio de 2019

Confie nos ventos, mas ajuste suas velas

Imagine que você esteja se preparando para competir em uma regata. Você já preparou sua embarcação, treinou corpo e intelecto, estudou seus competidores. Mas finalmente, no momento da largada, percebe que não conhecia algo fundamental: os caminhos do vento daquela região. O exemplo é absurdo e parece algo bem improvável para quem se dedica a uma prática como essa, mas muitos planejamentos sociais são desenvolvidos sem dar a devida importância a esse primeiro momento de contextualização. E com isso, esvaem-se as possibilidades de se demonstrar toda a sua potencialidade de resultados.

O Sistema de Monitoramento & Avaliação, ou SM&A, traz informações valiosas para a estratégia dos projetos sociais. Além de alimentar dados que colaboram com a proximidade às reais necessidades, gestão dos riscos, controle orçamentário e expectativas sobre resultados esperados, fortalece a credibilidade dos dados apresentados para todo o público envolvido, incluindo comunidade, parceiros e possíveis investidores, por exemplo. 

Desenvolvida na etapa inicial, a Avaliação Marco-zero compreende a coleta de dados que colabora com o registro atual do cenário que se pretende alterar, e que servirá de base para comparação dos resultados que o projeto irá trazer. A partir de aplicação de questionários e pesquisas, essa etapa da avaliação apresenta os dados sem intervenção – ou seja, relacionam questões socioeconômicas, conhecimentos iniciais dos participantes, atuação do público sobre o assunto a ser desenvolvido. Em um projeto de voluntariado, por exemplo, pode colaborar com o mapeamento do perfil do público que será convidado a desenvolver as ações, quais causas mobilizam esse grupo, melhores dias e horários para desenvolver as atividades e mesmo o nível de envolvimento que cada ação deverá permitir. 

Esses dados, bem direcionados, desenham as possibilidades de intervenção e ampliam as chances de sucesso de cada etapa proposta, gerando motivação para o público envolvido, maior segurança no retorno para parceiros e investidores e sucesso para a organização responsável pelo projeto. Por fim, para garantir que o  planejamento  tenha solidez a partir das diretrizes iniciais, novas etapas de acompanhamento serão necessárias. Saiba mais sobre a Avaliação de Monitoramento no próximo post.

 

Imagem: internet