11 de abril de 2018

Cooperativa de reciclagem irá representar o Brasil na África

A Avemare, cooperativa de catadores de resíduos sólidos do município de Santana de Parnaíba, região metropolitana de São Paulo, irá representar o Brasil, de 22 a 30 de abril, no congresso internacional “Recycling Networks & Waste Governance”, sobre reciclagem e gestão de resíduos, que será realizado no Quênia, município de Kisumu.

O convite ocorreu a partir de uma visita de uma representante da University of Victoria, do Canadá, patrocinadora do evento, que esteve no Brasil para conhecer projetos de reciclagem que são referência para participarem de uma seleção, que elegeu representantes de 20 países para compartilhar experiências no congresso.

A presidente da Avemare, Ionara Pereira dos Santos, de apenas 27 anos, irá representar todas as cooperativas e redes de reciclagem do Brasil e colaborar compartilhando desafios e iniciativas de sucesso em relação a coleta seletiva, consumo consciente e sustentabilidade. “Estamos honradas com esse convite. Pretendemos atrair parcerias para as cooperativas e mostrar o quão importante é este trabalho, tanto para preservação do meio ambiente como promoção de transformação social” , disse.

A Avemare atua há 10 anos com coleta seletiva, triagem, comercialização de materiais recicláveis e educação ambiental com a população, através do apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba e outros parceiros, como Fundação Alphaville, organização que foi responsável pelo apoio à estruturação da cooperativa, que  iniciou seu trabalho em 2008 com o programa “Lixo da Gente – Recilando a Cidadania” com o objetivo de estimular a prática da coleta seletiva e do consumo consciente na comunidade.