acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

3 de setembro de 2018

Curso gratuito forma cidadãos para transformar a cidade

A participação coletiva é fundamental para o desenvolvimento de cidades mais autônomas. E para que o grupo alcance todo seu potencial de transformação, é necessário que o autoconhecimento e as ações em prol do objetivo tenham início na esfera individual, com o indivíduo consciente do seu papel como protagonista e agente transformador. 

Seguindo o mote “Seja parte da mudança”, o curso Agentes de Sustentabilidade, com metodologia da Fundação Alphaville e oferecido gratuitamente pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, visa formar cidadãos mais atuantes. Para que estes sejam capazes de desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável do município, serão oferecidas aulas com especialistas, visitas técnicas e elaboração de projetos.

As aulas ocorrerão no período de 19 de setembro a 28 de novembro, às quartas-feiras, das 19h às 22h, na Fatec Barueri.  Com carga horária de 60 horas,  o conteúdo programático será dividido em três módulos. No primeiro, os participantes vão conhecer o cenário atual da cidade para se inteirar de temas relacionados aos eixos social, ambiental e econômico do município. Faz parte da programação a realização de visitas técnicas a locais relacionados aos temas, a fim de contribuir com a percepção prática sobre a realidade do município.

Já o segundo módulo será destinado ao planejamento de ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população e com transformações efetivas para a cidade. No terceiro e último módulo, os participantes dão vida às ideias, com a aplicação prática dos projetos desenvolvidos no decorrer do curso. “O Agentes de Sustentabilidade é uma boa oportunidade para quem sempre quis contribuir com seu município, mas nunca soube exatamente por onde começar. As ferramentas da formação trazem insumos e conhecimentos técnicos que viabilizam a construção de projetos personalizados para demandas locais de forma muito prática e participativa”, diz Ricardo Benitez, coordenador de sustentabilidade da Fundação Alphaville e um dos condutores do curso.

A atuação dos cidadãos a favor do desenvolvimento sustentável, seja nos âmbitos social, econômico ou ambiental, é de extrema relevância para a consolidação de territórios resilientes. Ensinar os cidadãos para estes que atuem de forma consciente, preservando o ambiente, é uma forma de transformação tanto íntima e pessoal quanto nas relações com o seu entorno.

 

Sobre os instrutores:

Ricardo Moreira Benitez é Gestor Ambiental, com especialização em gestão de Projetos Sociais e certificado em Permacultura pelo PDC (Permaculture Design Certificate) no IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado). Atualmente é Coordenador de Sustentabilidade na Fundação Alphaville. 

Diandra Thomaz da Silva é Engenheira Ambiental e uma das responsáveis pela execução do programa de Educação para Sustentabilidade do Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville. Atualmente, atua como Assistente de Projetos Sociais na Fundação Alphaville.

Ivan Vanderley Silva é graduado em Ciências Biológicas, mestre em Aquicultura e Pesca e doutorando em Planejamento Ambiental pela UFSCAR. Atua há 13 anos na secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, com destaque à implementação, gestão e manejo de florestas urbanas, fauna silvestre e fauna doméstica. Atualmente é diretor do Departamento Técnico de Biodiversidade da SEMA Barueri.

Edson Akira Mihara é Engenheiro Civil, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Atua há 8 anos na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente nas questões relacionadas à Poluição e Impactos Ambientais no Município e responsável  pelo Licenciamento Ambiental Municipalizado das atividades de Baixo e Médio Impacto local. Atualmente é Diretor Técnico do Departamento de Qualidade Ambiental de Barueri.

Ademir do Nascimento é graduado em Jornalismo, Comunicação Social e Gestão Pública. Atualmente, é coordenador geral de Parques do Município de Barueri.

Yara Maria Garbelotto é graduada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Educação Ambiental e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua há 16 anos na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri com projetos de Educação Ambiental e Sustentabilidade Urbana. Atualmente é diretora do Departamento de Planejamento Urbano da cidade.

 

Serviço

Curso Agente de Sustentabilidade

Data: De 19/09 a 28/11

Horário: Aulas às quartas-feiras (19h às 22h) e visitas técnicas aos sábados (08h30 às 12h)

Local: Fatec – Av. Carlos Capriotti, 123 – Centro/Barueri-SP

Inscrições: De 27 de agosto a 10 de setembro – no Ganha Tempo – Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro/Barueri-SP