24 de janeiro de 2018

Da frustação à conquista de um sonho

Falta de identificação com o emprego, carga horária puxada, desgaste físico e mental. Escapar desse ciclo, cada vez mais comum nos dias de hoje, não é tarefa fácil, mas Daniel Querino conseguiu.

Insatisfeito com a rotina de analista de logística e sofrendo de depressão, Daniel encontrou em suas raízes o caminho para a recuperação. Descendente de retirantes nordestinos que trabalhavam com agricultura, ele decidiu dar uma guinada em sua vida, se especializando na área com cursos no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e no Centro de Educação para Sustentabilidade – CES Alphaville, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana do Parnaíba.

Foi aí que, em 2014, veio a ideia do “Adote uma Horta”, projeto com o objetivo de levar o conhecimento sobre agricultura e sustentabilidade às pessoas que tivessem interesse no assunto. O projeto consiste em quatro visitas ao local onde a horta será plantada, nas quais Daniel ensina sobre a preparação do solo e das hortaliças para o cultivo, manuseio de ferramentas e todos os cuidados necessários para que as pessoas envolvidas possam cuidar da horta no futuro. Na última das visitas, que acontecem a cada 20 dias, há a colheita do que foi plantado e a preparação para uma próxima safra.

O projeto foi inicialmente implantado em três escolas públicas de Santana de Parnaíba (Grande São Paulo) e, no segundo semestre de 2017, o CES Alphaville entrou em contato com Daniel para que o “Adote uma Horta” fosse expandido para 15 escolas da região.

Se depender dele, é só o começo. “Eu quero aumentar ainda mais o Adote uma Horta. Quero levá-lo a qualquer um que tenha interesse em agricultura sustentável. Também quero servir de exemplo para pessoas que estão presas em um ciclo profissional. É difícil abandonar a ideia de que ser bem-sucedido é ocupar um cargo alto em uma empresa”, conta. “Quem quer mudar de carreira precisa de pessoas que o apoiem e incentivem nessa jornada, assim como fizeram comigo”.

Mais do que reaprender a plantar, a horta revelou uma outra vida possível para Daniel e a redefinição do que hoje ele entende pelo conceito de “realização profissional”.