6 de julho de 2017

Das ruas para a liderança da cooperativa

Há 11 anos, Cleomildo Martins, mais conhecido como Zeca da ACOPPMAR, deixava as ruas de Uberlândia (MG) e as drogas para trilhar um caminho que reciclaria não somente materiais (como papel, plástico, metal e vidro), mas sua própria vida e a de várias outras pessoas também.

Quando conheceu Larissa Martins, atual esposa e filha do Pastor Claudemir, fundador da ACOPPPMAR (Associação dos Coletores de Plásticos, Pet, PVC e outros materiais recicláveis), Zeca jamais imaginaria que hoje estaria liderando a associação responsável por gerar renda para 35 famílias da cidade.

“Na época, o Pastor Claudemir mantinha com dificuldades uma casa de recuperação na cidade. Foi então que tivemos a ideia da reciclagem. Ficávamos até duas horas da madrugada recolhendo materiais no centro da cidade para ajudar no sustento da instituição. Foi assim que nasceu a ACOPPPMAR”, conta Zeca.

Há cerca de dois anos, a ACOPPPMAR, assim como outras quatro associações de catadores de materiais recicláveis de Uberlândia, ganhou novo fôlego por meio do Programa Cultura da Cooperação, uma iniciativa da Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios), em parceria com Sebrae-MG e Aciub (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia).

“Nosso objetivo é fortalecer a capacidade das associações de agir coletivamente e, ao mesmo tempo, transmitir-lhes noções de gestão, para que possam criar estruturas capazes de potencializar os resultados de suas atividades”, explica Nilza Galter, coordenadora de projetos da Fundação Alphaville na região Sudeste.

E muita coisa evolui de lá pra cá… Uma das grandes conquistas do Programa foi o aumento da produção de materiais e a consequente venda direta para uma multinacional. “Sem a necessidade do atravessador, que era quem fazia o transporte e envio das garrafas PET antes da união dos grupos, os materiais passaram a ter mais valor, gerando aumento na renda das famílias”, conta a coordenadora.

Zeca da ACOPPMAR destaca também a busca por novas parcerias entre os principais ensinamentos do Programa, e do qual decorre agora o surgimento de uma nova cooperativa presidida por ele em Caldas Novas (GO), a COCALDAS – Cooperativa de Catadores Organizada de Caldas Novas – que com apenas dois meses de existência já conta com 12 colaboradores.

“Foi por meio do Programa que surgiu a possibilidade de iniciar um trabalho de reciclagem na cidade de Rio Quente, distrito de Caldas Novas. “A COCALDAS não só vai gerar renda para muitas famílias como também vai beneficiar o município com a destinação correta de boa parte dos resíduos produzidos ali, colaborando também para a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do Planeta”, acrescenta Zeca.