21 de novembro de 2018

Empatia, diálogo e colaboração no desenvolvimento territorial

Sabemos que as habilidades de relacionamento, como a colaboração, a empatia e o diálogo são importantes tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional. Quando ampliamos o olhar para o macro ambiente, vemos que elas também são indispensáveis para o desenvolvimento territorial. Em cada território, é fundamental compreender a dinâmica local, como as pessoas ali vivem e quais são suas oportunidades e dificuldades – a empatia vai permitir se aprofundar nessa realidade. Estimular o diálogo, proporcionando um debate de ideias e dando voz aos atores do território, auxilia na integração entre os envolvidos, fomentando a colaboração e a construção coletiva em prol do desenvolvimento.

E é dessa forma que a Fundação Alphaville desenvolve seus projetos. É necessário ouvir para entender a realidade local, de forma empática e apreciativa, dialogar com os interessados e incentivar a colaboração entre todos, fortalecendo o grupo, e para que a construção coletiva atinja todo seu potencial. Essas etapas promovem a afirmação do grupo como donos das intervenções locais, garantindo a continuidade do projeto e que ele traga benefícios reais para o local e para as pessoas envolvidas.

Portanto, a empatia, o diálogo e a colaboração são importantes tanto na dinâmica de relacionamento entre as pessoas, quanto na dinâmica de relacionamento com o território em que se encontram. E uma vez que um território é o espaço delimitado por sua estrutura física, cultura e pelas relações sociais que ali se estabelecem, a integração entre todos os elementos é o caminho para o desenvolvimento de territórios mais resilientes.