12 de agosto de 2018

Legado: o maior presente para o futuro

“Eu estava totalmente perdido. A essa altura da vida, com certeza eu teria duas opções: estaria preso ou já teria morrido”. O depoimento é do jovem Victor Braga, de 20 anos.

Victor é um jovem como qualquer outro, mas que muito cedo compreendeu o peso que uma escolha pode ter. Em 2015, aos 17 anos, o jovem cometeu uma infração e foi direcionado para o cumprimento de medida socioeducativa. Pela avaliação de seu perfil, foi direcionado e passou a integrar a primeira turma do Programa Jovem Sustentável – Aprendiz, em Senador Canedo, município de Goiás onde mora até hoje. A proposta do projeto era inovadora: ajudar os adolescentes a ressignificar suas escolhas e direcioná-los para uma inclusão sócio-profissional de sucesso, após o cumprimento da medida.

A proposta incluía mais de 170 horas de aula teórica, atividades práticas, desenvolvimento de planos de vida e trabalho e uma dose extra de relacionamentos interpessoais. Autoconhecimento, referenciais, estabelecimento de vínculos saudáveis e um novo olhar para o futuro constituíam o tom da formação, desenvolvida pela Fundação Alphaville, com parceria do Ministério Público de Goiás, Poder Judiciário, Município e empresariado local.

Para Victor, a participação no programa foi muito importante e possibilitou enxergar o mundo e as relações familiares de uma outra forma. “Eu era muito bravo, muito nervoso. Estava perdido mesmo. A minha mulher hoje em dia até fala que dá para perceber a diferença do meu comportamento depois que me formei no PJS”, conta o jovem. Após o programa, Victor começou a trabalhar em uma empresa local, onde continua até hoje.

Mais mudanças vieram: com novo olhar para as responsabilidades, o jovem decidiu formar a sua própria família. Casou-se e hoje é pai do pequeno Pietro, de apenas 4 meses. Ele conta que adora ser ativamente presente na criação do filho e assumir suas atividades como pai e marido. Atualmente, está pensando em ingressar na faculdade, no curso de Engenharia. “Hoje tudo o que eu quero é dar uma vida melhor para o meu filho, para a minha família. Quero que ele saiba o valor de uma vida diferente” diz.