acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Agenda

Nova Esplanada é o primeiro bairro a receber ação do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar

Apoiada pela Fundação Alphaville, iniciativa em torno de arborização e conscientização ambiental convida população para ser tutora de árvores e contribuir com uma transformação verde na cidade 

Preparo para ação de Plantio

O primeiro evento do recém formado Comitê de Plantio Alphaville pelo Movimento Regenerativo Tempo de Plantar vai entregar, no próximo dia 29 de janeiro, mudas de árvores aos moradores do bairro Nova Esplanada que estejam interessados em serem tutores das plantas durante um ano. Com apoio da Fundação Alphaville, a ação marca a oficialização do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar em Votorantim e será realizado de 9h às 11h, na praça localizada no cruzamento da rua Ronaldo K. Piccini e avenida Júlio Cassola.

De acordo com a organização do evento, a agenda terá entrega do kit plantio (muda nativa, vaso, terra adubada, camiseta e broche do Comitê, pacote para inscritos na associação do bairro como tutor de árvores), palestra de orientação sobre a tutoria das árvores, bate-papo sobre regeneração e visita à composteira do condomínio Alphaville 1, além de barraca com frutas e água. A ideia que baliza a ação e é o conceito do Movimento Regenerativo no Brasil e no mundo, é a construção de uma consciência e responsabilidade ambientais junto à população, com o objetivo de tornar bairros, cidades e países menos áridos e contribuir com a redução do aquecimento global. “Aqui, em Votorantim, começamos pelo bairro Nova Esplanada, a partir da mobilização do residencial Alphaville 3. Mas esperamos que a cidade inteira se mobilize, bairro a bairro”, explica a arquiteta Gabriela Montenegro, moradora do residencial Alphaville 3 e idealizadora do Comitê. “Não é apenas plantar e cuidar de uma árvore, mas, sim, estabelecer um vínculo com o local onde se vive”, ressalta Gabriela.

Cada família moradora do Nova Esplanada interessada em ser tutora de uma ou mais árvores, receberá a muda, com tamanho entre 1m e 1,20m, e ficará responsável por cuidar da planta (transplantar para um vaso maior, colocar terra, rega) durante todo o ano, e levá-la para o mega plantio agendado para quatro de dezembro, realizado simultaneamente por todos os comitês do Movimento Tempo de Plantar no mundo. A atividade do dia 29 de janeiro terá um plantio de dez árvores pioneiras na praça do encontro, simbolizando o marco zero da ação. A enfermeira Verusk Arruda Mimura foi uma das primeira a aderir à ação. “Aderi pela vontade de incentivar e praticar ações que impactam positivamente a qualidade de vida de todos. Minha motivação vem do desejo de contribuir com o meio ambiente, pensando nas próximas gerações”, disse Verusk, que é ativista em causas ambiental e animal.

Poder público

Toda a viabilização do evento conta com parceria da Via Verde, Universo da Árvore, Fundação Alphaville e Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), que promoveu um edital de chamamento público para realização de ações de recuperação ambiental, arborização urbana e educação ambiental no município. A SEMA fornecerá as mudas e participará do Comitê auxiliando na seleção dos locais, orientações de plantio e educação ambiental.

“Votorantim possui aproximadamente 30% de vegetação preservada em seu território e um déficit em torno de 20% para recuperação florestal. Com essa parceria, a expectativa da Secretaria é a de reduzir essa defasagem e aumentar a conscientização da população sobre a importância da preservação e recuperação da vegetação nativa”, explica Ricardo de Paula Santos Naccarati, diretor de Planejamento e Educação Ambiental da SEMA. Naccarati lembra que a Secretaria realiza doações de mudas durante todo o ano, ações de recuperação ambiental, arborização urbana, formação de jardins e hortas, recuperação e conservação de nascentes e corpos d’água, criação e manutenção de parques, entre várias outras atividades.

Futuro

De acordo com dados da 26a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), realizada em novembro do ano passado, na Escócia, a Terra precisa plantar 1,2 trilhão de árvores até 2050 para conter o avanço do aquecimento global e limitar a temperatura em 1,5º C. Nesse cenário, a atuação do Movimento Tempo de Plantar é central, conforme pontua a arquiteta Gabriela Montenegro. “Esse movimento, que é nacional, está focado na regeneração ambiental e no incentivo à reconexão humana com a natureza. Os grupos locais atuam incentivando respostas comunitárias para a urgência de posicionamentos responsáveis diante do fim dos combustíveis fósseis baratos e do impacto humano nas alterações climáticas da terra. Portanto, é um trabalho de formiga, onde o mais importante é o comprometimento das pessoas, não somente com o plantio, mas com o cuidado permanente das árvores plantadas”, reforça Gabriela Montenegro.

Para o ambientalista Jetro Menezes, projetos que visam a preservação e conservação do meio ambiente sempre são benéficos e de considerável impacto ambiental, tanto local, como global. “Mudanças consistentes começam do micro para o macro e pequenas regiões, e os bairros, têm importância fundamental na transformação do todo. Assim, envolver a comunidade nesse tipo de iniciativa tem, por trás, uma cadeia de questões significativas como a educação ambiental, o compromisso com a causa, as metas a serem alcançadas, o diálogo com autoridades ambientais, a convivência entre os moradores, etc. Ou seja, um plantio não é somente um plantio”, avalia Menezes.

O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar tem mais de 300 Comitês espalhados pelo Brasil e trabalha com objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo, o que vai ao encontro da filosofia de trabalho da Fundação Alphaville. “A Fundação atua estimulando o protagonismo das pessoas que vivem em determinados territórios, fortalecendo o poder que cada uma tem para transformar seu espaço. Por isso, o Movimento Tempo de Plantar está totalmente alinhado às propostas da instituição, que acredita muito nessa iniciativa como ponte para transformações ambientais e sociais.”, sublinha Aline Oliveira, gerente de Sustentabilidade da Fundação. “A parte mais importante da ação do Movimento Tempo de Plantar é a permanência, a continuidade, o cuidado responsável e perene com as árvores”, completa Ricardo Benitez, especialista em Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

“Conscientização ambiental é o caminho para termos espaços sociais comuns mais saudáveis, equilibrados e preservados. Todos temos que fazer nossa parte, seja reciclando o lixo doméstico ou plantando uma árvore no quintal. É o clássico pensar global e agir local.”, arremata o ambientalista Menezes. Em Votorantim, para participar do Movimento Regenerativo Tempo Plantar, mobilizando outras regiões da cidade para integrar o Comitê, basta entrar em contato pelo telefone (15) 99817-6450. Moradores do Nova Esplanada que desejam fazer inscrição para tutoria de árvores podem usar o mesmo número.

Serviço

Evento: Ação marco zero do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar

Data: 29 de janeiro (sábado)

Local: praça na esquina da rua Ronaldo K. Piccini com avenida Júlio Cassola, bairro nova Esplanada

Horário: 9h às 11h

Programação

9h: recepção aos inscritos para tutores de árvores

9h15: entrega das mudas e do kit plantio

9h30: palestra de orientação de como ser tutor de árvores

9h45: bate-papo sobre Regeneração

10h: visita à composteira do condomínio Alphaville 01

10h30: retorno à praça e plantio de árvores do marco zero

11h: sessão de fotos e encerramento

Informações: (15) 99817-6450.