6 de dezembro de 2018

O Dia de Fazer a Diferença 2018 vem aí!

Para que um programa de voluntariado corporativo atinja todo seu potencial, um item é indispensável: a construção coletiva. As ações de voluntariado precisam estar alinhadas com os objetivos de desenvolvimento da empresa e com o interesse dos voluntários, levando em consideração também as necessidades do local e/ou das pessoas que serão impactadas pela ação.

Assim, construir o desenvolvimento do voluntariado de forma coletiva é a melhor forma de garantir o sucesso do trabalho realizado, além de envolver os diversos atores, fortalecendo o grupo e estimulando o sentimento de pertencimento de todos. Essa construção coletiva também é uma forma de estimular o protagonismo dos voluntários, uma vez que eles têm a oportunidade de tomar as decisões, de acordo com os objetivos esperados.

Neste ano, por exemplo, o tradicional Dia de Fazer a Diferença, o programa de voluntariado corporativo da Alphaville Urbanismo que acontece há 15 anos e é executado pela Fundação Alphaville, trouxe os funcionários da urbanizadora como protagonistas da ação. Público, local e a natureza da ação foram definidos por eles, além de todo o projeto de intervenção e a mobilização de parceiros e voluntários.

O Dia de Fazer a Diferença acontecerá neste sábado, 08/12, e o mutirão de voluntários tem o objetivo de transformar espaços da E. E. Jardim Ipê em áreas lúdicas de convivência e aprendizado. Muito voltado à construção coletiva, além da revitalização de espaços como a biblioteca, o pátio interno, a criação de uma horta e paisagismo, o espaço externo terá a função de trazer a comunidade para mais perto da escola, através de uma quadra esportiva.

Inutilizada, a quadra externa que fica no terreno da escola já era uma forma de lazer para jovens da comunidade do bairro que a acessavam por meio de um buraco na grade do terreno. A decisão de abrir o espaço, por meio de um portão, foi tomada em conjunto pela escola e pelos voluntários e aprovada pelos garotos. Dessa forma, o espaço escolar beneficia, além dos alunos atendidos, a comunidade, e se transforma em um espaço de esporte e lazer para a região.

Para saber mais sobre esta ação, acompanhe a gente!