12 de dezembro de 2018

O Dia de Fazer a Diferença marcado pelo protagonismo

O Dia de Fazer a Diferença de 2018 aconteceu no sábado, 08/12, e ficou marcado por ser uma ação construída coletivamente, onde o protagonismo dos voluntários foi essencial para a realização do projeto. Desta vez, o tradicional voluntariado corporativo colocou os voluntários da Alphaville Urbanismo à frente de todo o planejamento e execução da ação voluntária do semestre. Foi assim que o projeto de intervenção na E. E. Jardim Ipê, no Capão Redondo, tomou forma. Os membros do grupo de trabalho do Dia de Fazer a Diferença, em parceria com o comitê gestor da escola, desenharam um projeto de intervenção que tinha um objetivo maior do que revitalizar alguns espaços da escola. A intenção era criar espaços lúdicos, onde a aprendizagem das crianças pudesse acontecer de forma mais prazerosa, em ambientes que estimulassem atividades em grupo e que também pudessem envolver a comunidade externa. O projeto foi executado com sucesso, com cerca de 130 voluntários ajudando a tirar as propostas do papel. Conversamos com alguns líderes das equipes de trabalho para entender qual foi a visão deles durante todo o processo de criação do projeto, veja os depoimentos abaixo:

Letícia Ramalho, área de Negócios da Alphaville Urbanismo:

O Dia de Fazer a Diferença é mais do que uma experiência de mutirão de reforma de espaços degradados. É levar um pouco de amor para as pessoas que realmente precisam e fazê-las refletirem que elas são importantes e merecedoras de uma vida melhor e mais digna. Todos os dias elas são marginalizadas na sociedade, mas existiu um dia em que elas foram protagonistas e puderam ter o direito de possuírem um pouco de conforto e atenção. Tudo isso graças à Fundação Alphaville e a todos os voluntários que perceberam que todas as vidas, sejam elas mais vulneráveis ou não, importam. Assim, o dia de fazer a diferença fez uma diferença mútua em que todos ganharam, uma vez que a comunidade carente ganha reconhecimento e os voluntários ganham uma experiência incrível em mudar o cotidiano de vidas! Eu acredito que a coisa que eu mais gosto de fazer é ajudar pessoas. Sou muito grata pelo meu emprego me permitir trabalhar em algo que posso usar a minha formação acadêmica em trabalhos voluntários, então eu não poderia recusar o envolvimento desde o início do Dia de Fazer a Diferença. Participar desse projeto me ensinou que existem pessoas com problemas maiores que os meus, crianças com a infância completamente diferente do que a minha foi e que, por mais que eu saiba, reforçou a minha compreensão do quanto eu sou privilegiada por morar onde moro, por estudar onde estudo e por viver em um meio com mais oportunidades do que grande parte dos paulistanos. Com certeza eu saí do Dia de Fazer a Diferença com mais empatia, respeito e resiliência com o próximo. Ser líder foi uma experiência difícil, pois eu nunca fui líder de equipe deste tipo de ação e orientar pessoas do processo não é uma tarefa fácil, além de que estava previsto para mim o comando da equipe da quadra externa, mas com a chuva, não conseguimos realizar a ação lá e, de última hora, fui para um outro espaço. O mais interessante foram pessoas que, durante a semana, são seus superiores, mas que no sábado estavam sob seu comando no time!!

Caroline Kamiya, funcionária da área de Negócios da Alphaville Urbanismo:

Ser líder de um grupo foi colocar todo o planejamento que havíamos feito em grupo nos dias anteriores na prática e tentar organizar todo o grupo para o projeto sair como esperávamos no tempo que tínhamos, procurando soluções rápidas para problemas que surgiram ali no momento e tentando passar diretrizes para os voluntários que ali me procuraram. Foi muito gratificante participar da ação e de todo planejamento, ver que o resultado foi como a gente esperava e atender as expectativas da escola é uma emoção indescritível, saber que as crianças estavam ansiosas para voltar e ver a escola que elas tanto gostam mais bonita, com novos espaços para os professores exercerem as atividades para eles, além de ser muito emocionante, é uma experiência para a vida e um aprendizado enorme.

Marcelo Ferraz, área de Marketing da Alphaville Urbanismo:

Para mim, o Dia de Fazer a Diferença foi importante para unir os voluntários com o único objetivo de fazer o bem e ajudar crianças que vivem em uma realidade diferente da nossa, com pouco acesso à cultura e lazer. Tive interesse em participar desde o começo. Pelo que conheci do trabalho da Fundação, tinha certeza que viria coisa boa por aí! A experiência foi muito rica, principalmente porque fui aluno de escola estadual e conheço as dificuldades, me imaginei no lugar daquelas crianças e fiquei com os olhos cheios de lágrimas quando vi o resultado final. Fiquei muito feliz em ser um dos líderes do projeto, tentei fazer tudo de coração aberto e foi muito recompensador, fora que tive o prazer de fazer amizades e me identificar com outras pessoas da empresa.