13 de março de 2019

O que é fundamental para um projeto de sucesso?

Para que um projeto saia do papel, é preciso que haja planejamento. Um bom planejamento vai permitir a tomada de decisões mais acertadas, que condizem tanto com a realidade local quanto com os objetivos da organização, por isso, em geral, esse processo reflete a relação do projeto com a causa da organização e facilita a visualização das etapas necessárias para que os objetivos do projeto sejam alcançados, por isso ele precisa ser bem detalhado.

Qual é o cenário em que vamos trabalhar? Qual as necessidades do local? Qual o seu orçamento? Cronograma? Quais são os objetivos do projeto? Que atividades serão feitas? Terão parceiros para execução? Quem são os responsáveis por cada atividade? Como mensurar o impacto do projeto? Todas essas perguntas (e mais algumas outras) devem ser respondidas durante o planejamento e dessa forma é possível entender a dimensão do projeto e fazer um monitoramento efetivo das atividades durante a execução.

Assim, podemos dizer que o planejamento é uma ferramenta de referência que vai guiar o caminho, ajudando na visualização das ações que vem sendo executadas e permitindo eventuais correções de rota. Além disso, é durante o planejamento que mapeamos todas as variáveis que podem vir a acontecer durante a implantação do projeto e por isso é também uma ferramenta importante na prevenção de riscos e crises. Quando mapeamos antecipadamente os pontos de atenção que podem gerar atritos durante o ciclo de vida do projeto, conseguimos adequar melhor as estratégias e não sermos pegos de surpresa.

Quem está inserido no mundo dos projetos sabe que uma das coisas mais importantes é a mensuração dos resultados e avaliação de impacto. E o que isso tem a ver com o planejamento?

Tudo! É a partir do planejamento que os indicadores  de resultado e de impacto do projeto serão definidos e servirão como base para a mensuração. É importante que esses dados mostrem o que aconteceu como consequência indireta positiva do seu projeto, e o que aconteceu a partir dos seus esforços, ou seja, impacto direto do projeto.

E já que o planejamento é fundamental para o desenvolvimento de bons projetos, a equipe da Fundação Alphaville dá algumas dicas que vão ajudar no seu planejamento. Confira no próximo post!