22 de maio de 2019

Por que fazemos tantas provas na escola?

Quando estamos na escola passamos por diversos tipos de avaliação. Eles servem para verificar se o que você tem aprendido durante as aulas corresponde com o planejamento da escola, sua faixa etária, seu nível de aprendizagem. Ou seja, são uma forma de monitorar o desempenho do aluno e garantir que ele vai atingir as metas de aprendizagem finais. E caso o aluno fique abaixo das expectativas iniciais, é sinal que algo deverá ser corrigido para que ele volte a desempenhar como o esperado.

A mesma coisa acontece quando falamos de projetos sociais. Precisamos coletar e reavaliar os dados do projeto periodicamente para ter certeza que o objetivo final será cumprido. E é se durante a avaliação percebemos que algo não está caminhando como deveria, alteramos a rota. A avaliação de monitoramento é a responsável por levantar os dados que vão embasar as próximas tomadas de decisões, guiando o projeto da melhor maneira.

Por isso, dentro do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SM&A) a avaliação de monitoramento é uma prática fundamental para a definição e desenvolvimento de estratégias que visam alcançar todo o potencial pretendido, seja na escola, seja nos projetos sociais. E não precisa se preocupar caso as coisas não estejam indo como o esperado: você ainda terá tempo de ajustar o que for necessário para que seu projeto seja nota 10.