10 de janeiro de 2018

Produtores rurais recebem formação em Camaçari

A cidade de Camaçari, na Bahia, recebeu até 31 de dezembro a Feira Agroecológica. O evento aconteceu às sextas-feiras e sábados, na parte interna do Shopping Boulevard Camaçari, e contou com barracas vendendo frutas, hortaliças, raízes, farinhas e muito mais. E o mais importante: todos os produtos ofertados eram orgânicos e cultivados pela própria comunidade.

A Feira Agroecológica de Camaçari foi resultado de construção coletiva realizada pelos produtores rurais do município, guiados pela formação da Fundação Alphaville. A metodologia da organização, que prevê o desenvolvimento de pessoas e seus territórios pela mobilização de seus ativos e vocações, direcionou interesses comuns entre os produtores para que pudessem estabelecer a melhor forma de promover o empreendedorismo local.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura da cidade, a Fundação deu início ao projeto de fomentar o empreendedorismo rural para os agricultores familiares do município. Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 10% da população da cidade reside em área rural.

A formação, que teve início em outubro, instrumentalizou os agricultores familiares com técnicas de autodesenvolvimento, conceitos de agroecologia, empreendedorismo e protagonismo social. Formatados como grupo, os produtores puderam dar início à procura por parcerias locais e melhores formas de dar visibilidade à sua atuação, que resultou na criação da Feira Agroecológica na cidade.

Para dar continuidade ao projeto, 3 novas hortas devem ser construídas este ano – 2 em escolas municipais e uma no centro de atendimento psicossocial da cidade, estendendo os benefícios do desenvolvimento a um número ainda maior de moradores. A metodologia Convivência que Constrói, desenvolvida a partir de 17 anos de experiências da Fundação Alphaville em comunidades, visa promover a construção de soluções de desenvolvimento comunitário a partir das vocações dos grupos com os quais atua. Já foi implementada em 23 estados pelo país, beneficiando diretamente mais de 400 mil pessoas.