10 de julho de 2018

Programa de reinserção social forma mais jovens em Senador Canedo

Na terça-feira, 10 de julho, 12 alunos se formaram na 3º turma do Programa Jovem Sustentável Aprendiz, em Senador Canedo. A cerimônia foi realizada na Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro. O projeto, que tem como objetivo a redução da violência a partir da ressocialização e inclusão profissional de jovens em cumprimento de medida socioeducativa, atua para promover a transformação de valores destes adolescentes, além de resgatar a cidadania e possibilitar a inclusão no mercado de trabalho.

O curso é um desdobramento do Programa Jovem Sustentável, metodologia da Fundação Alphaville que promove o fortalecimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Dos 15 jovens que iniciaram nessa turma, 12 decidiram dar continuidade e tiveram a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, idealizar novos sonhos e estão prontos para serem reinseridos na sociedade com novos valores”, explica a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Alphaville, Graça Rodrigues. O programa, inovador por sua atenção a cada jovem participante, preza pela formação e acompanhamento de cada um dos adolescentes do projeto, e resulta na queda do índice de reincidência em delitos dos participantes de 88% para 16%, se comparado a formações tradicionais.

Durante a formação, os jovens participaram de 172 horas de atividades de contra turno escolar, aprenderam em módulos como o de Programação Neurolinguística (PNL), Sustentabilidade Integral (com atividades de permacultura, economia, empreendedorismo e qualidade de vida) e Cidadania Digital.

Em Senador Canedo, o programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Poder Judiciário, a Fundação Alphaville e o Ministério Público do Estado de Goiás, e tem como premissa fortalecer o caráter formativo das medidas socioeducativas, transformando a experiência dos adolescentes em aprendizado e possibilitando seu ingresso no mercado de trabalho.