Alpha Labs Social
Projetos

Alpha Labs Social

Programa de empreendedorismo social, criado com o intuito de alavancar pequenos empreendimentos que trouxessem contrapartidas para a sociedade.

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para as pessoas

• Autoestima
  • Capacitação Técnica
  • Cidadania
  • Protagonismo social

Para os territórios

• Desenvolvimento Comunitário
  • Novas Oportunidades
  • Projetos de impacto social
  • Período2019-2023
  • StatusAtivo
  • Beneficiários20
  • LocalEusébio(CE)
  • AtividadeCapacitação

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Em formato de edital, o programa incialmente contemplou 20 jovens de diferentes comunidades, todos egressos do PJS – Programa Jovem Sustentável Cidadania Digital, por meio de uma formação que os ajudasse a estruturar e impulsionar os seus negócios.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Deste, 11 foram selecionados para participar de uma banca virtual, onde gravaram as suas apresentações e, em 2019, elas foram exibidas para o comitê avaliador – conselho da Fundação Alphaville e líderes da Alphaville.

Com a eclosão da pandemia em 2020, muitos precisaram buscar oportunidades de trabalho em outras cidades ou não tinham disponibilidade para participar das atividades propostas e colocar em prática planos de ação relativos às suas ideias de empreendimentos. Com isso, três jovens seguiram com o projeto e receberam mentorias para os negócios que criaram.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Em dezembro de 2022, cada empreendimento recebeu o valor semente de R$ 9 mil. Nos três meses seguintes, eles colocaram os planos de ação em prática e houve mais uma mentoria para verificar a aplicação dos recursos e o andamento dos empreendimentos.

Os negócios contemplavam as áreas de educação, por meio de um espaço físico onde são lecionadas aulas de reforço escolar em uma comunidade vizinha das cidades de Eusébio e Fortaleza; saúde, com a instalação de uma assessoria de fisioterapia no bairro Santo Antônio; e a produção de vestuário para comércio, com a fabricação de camisetas com a técnica de tie dye no bairro Parque Havaí.

nossos resultados

jovens participantes