Jordânia Pereira, idealizadora da Cooperativa Unindo Forças

Cooperativa Unindo Forças

Dos paletes para o negócio de sucesso

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para pessoas

• Grupo Produtivo
  • Autoestima
  • Senso de Equipe

Para os territórios

• Desenvolvimento Comunitário
  • Novas Oportunidades
  • Período2008-2017
  • StatusEmancipado
  • Beneficiários44
  • LocalBarueri(SP)
  • AtividadeMarcenaria Ecológica

Jordânia era uma lavadeira com um desafio: ao lado de sua casa, em um terreno baldio, eram queimados paletes descartados pelos moradores de sua comunidade. Incomodada com as cinzas que sujavam suas roupas limpas no varal, procurou a prefeitura de sua cidade e comprometeu-se a dar uma destinação correta àqueles resíduos. Mobilizou cerca de 20 moradores do bairro, em sua maioria mulheres que não encontravam oportunidades de emprego no mercado formal e juntos, no galpão cedido pela prefeitura, começaram a produzir e vender casinhas de cachorro. Do problema, uma oportunidade. Mas que poderia ser ainda maior.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Através de um convite da Prefeitura da cidade de Barueri e do diagnóstico local, a Fundação Alphaville se aproximou do grupo com o intuito de compreender sua vocação e os potenciais que estavam reunidos com aquelas mulheres.

DIALOGAMOS

para propor soluções

O grupo já possuía o espaço e a mobilização. Faltavam a organização legal, a profissionalização e a formação para transformar a oportunidade em um negócio de sucesso.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

A formação profissional e a gestão do grupo potencializou o trabalho desenvolvido por elas. De casinhas de cachorro, a Cooperativa Unindo Forças passou a produzir móveis e artefatos de madeira. Dez anos depois do início dessa parceria, a Cooperativa, além de proporcionar uma melhora significativa na autoestima da comunidade, gera uma renda média mensal de R$ 1.200 para seus 11 cooperados e possui uma parceria com grandes parceiros, entre eles a loja Tok&Stok, que revende seus móveis em todo o país.

Além das atividades da cooperativa, o grupo já desdobrou seus conhecimentos a outros projetos locais, e redireciona as sobras de sua produção para outros parceiros, reduzindo a geração de resíduos e contribuindo com a ampliação da economia do bairro.

nossos resultados

famílias beneficiadas

Comentário

O grande desafio de um grupo de geração de renda são pessoas tão diferentes, como vinagre e óleo, que não se juntam, e tem que se juntar para trabalhar, para sobreviver, porque a necessidade era uma só. E apesar dos conflitos do dia-a-dia, a gente começou a ver que tudo o que a gente aprendeu foi acontecendo. Tem que acreditar.

Jordânia Pereira

Jordânia Pereira, idealizadora da cooperativa