Alimentos produzidos na Horta Comunitária Araçatuba G

• Beneficiários22 famílias
  • LocalAraçatuba(SP)
  • AtividadeDesenvolvimento comunitário

Até pouco tempo atrás, a rotina de Sinvalda, mais conhecida como Val, não se restringia às atividades de casa. Todos os dias, mesmo cansada, a araçatubense se reunia com seus familiares e vizinhos para cuidar da horta comunitária do bairro, fundada por seu marido Maguila com a ajuda de alguns vizinhos. O terreno, que antes servia de descarte de resíduos, foi transformado em um território repleto de hortaliças cultivadas com carinho e dedicação pela vizinhança. Um dia, por uma fatalidade, Maguila faleceu e, com sua partida, o grupo perdeu a motivação de continuar com o projeto.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Partindo do mapeamento diagnóstico e da aproximação com a comunidade local, a Fundação Alphaville identificou que o sonho coletivo pautado na horta comunitária se mantinha. Os produtos cultivados, além de serem utilizados para alimentação saudável dos moradores do bairro Elias Estefan, também poderiam ser utilizados como forma de obtenção de renda extra para as 22 famílias que mantinham canteiros no local.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Com a aplicação da metodologia própria de trabalho, Convivência que Constrói, foram realizados seis reuniões de fortalecimento individual e coletivo do grupo, além do estabelecimento de objetivos e planos de ação para a obtenção de parcerias que pudessem potencializar a atuação do grupo.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, o grupo recebeu capacitações sobre técnicas de benefícios ao solo e plantio. A organização do grupo foi fortalecida pelos encontros realizados, que ampliaram o respeito entre os agricultores, criação do espírito de cooperativismo e permitiram o alinhamento de expectativas e divisão das atividades no espaço. A partir da captação de parceiros, um mutirão foi realizado para revitalização da área de convívio da horta, a construção de uma nova sede para o grupo e melhoria na infraestrutura do espaço.

Com a reorganização, o grupo mobilizou importantes parceiros do primeiro e do segundo setores, conquistou divulgação regional dos serviços e estabeleceu uma tabela com preços justos para os produtos oferecidos, o que possibilitou incremento de renda e alimentação de qualidade a um número maior de moradores.

nossos resultados

Famílias beneficiadas diretamente

Pessoas mobilizadas no mutirão

Importantes parcerias firmadas

• - 8 encontros realizados

• - 2 dias de mutirão para revitalização do espaço

• - 40 pessoas mobilizadas para a ação

• - 22 famílias participantes

• - 4 parcerias fidelizadas

• - 11 meses de trabalho para emancipação do projeto

• - 800 m2 de área cultivada

• - 17 canteiros produtivos

• - Previsão de 300.000 mudas produzidas por ano

Comentário

Hoje sou o homem e a mulher da casa, então a produção aqui me ajuda bastante a complementar a minha renda mensal. Além das minhas faxinas, eu me dedico a vender os alimentos aqui também e tiro uma renda boa.

Sinvalda

GALERIA DO PROJETO