Coleta de garrafas pet

• Beneficiários11
  • LocalCarapicuíba(SP)
  • AtividadeDesenvolvimento Comunitário

Um grupo produtivo em dissolução, uma forte causa social e recursos excedentes no meio ambiente: três linhas de atuação que, juntas, encontraram uma fórmula de sucesso.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

O projeto Limpet – produção de vassouras a partir de garrafas pet, estava em fase de dissolução. Com uma única cooperada e maquinários ociosos, buscavam reformulação de equipe e novo direcionamento.

DIALOGAMOS

para propor soluções

A aproximação da Associação Cultural e Assistencial São Cosme e Damião, que já atuava no município com frentes de empreendedorismo social e sustentabilidade, se aproximou do grupo a convite da Fundação Alphaville.  Os maquinários que o projeto utilizava foram doados à associação, que assumiu a linha de produção, sob orientação da antiga cooperada.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Com uma parceria sólida com a prefeitura da cidade e o terceiro setor, o projeto vem se destacando no município. Com o intuito de gerar oportunidade de trabalho e renda, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento local, a Nova Limpet retomou a produção de vassouras ecológicas, contribuindo com a preservação ambiental e inovação no negócio. Fundamenta-se nos princípios de economia solidária e nos valores de respeito, transparência, igualdade e solidariedade.

nossos resultados

beneficiários

vassouras produzidas por mês

garrafas reutilizadas mensalmente

• RESULTADOS:

• Durabilidade 3x maior do que a vassoura de piaçava;

• Retirada de 3300 garrafas pet/ mês do ambiente;

• Produção de 300 vassouras/ mês

• METAS:

• Expectativa em produzir 1200 vassouras/ mês;

• Ampliação da equipe para até 20 beneficiários;

• Redução na compra de matéria-prima;

• Expansão da venda online.

Comentário

A importância de todos trabalharem juntos são aquelas palavras: união e prosperidade. É um grupo de mulheres provando que querem ser independentes.

D. Iraildes Rosa

Presidente da Associação Cultural e Assistencial São Cosme e Damião