6 de julho de 2017

Uma história de luta pelas águas do Rio Sergipe

Mary nasceu em uma família de canoeiros. Desde muito menina, acompanhava o ir e vir de seu pai pelas águas do rio Sergipe, levando com muito suor os passageiros de sua tototó – embarcação de madeira movida a motor que, em Barra dos Coqueiros, em Sergipe, possui uma relação íntima com os moradores da região, sendo o único meio de transporte entre a cidade e a capital do Estado. Quando, em 2016, foi construída a ponte Aracaju/Barra, as pessoas que viajavam nas embarcações passaram a fazer o mesmo caminho acima delas.

Determinada, Mary decidiu tomar a frente e pensar em uma solução para mudar o rumo dessa história. Para isso, entrou para a Associação dos Canoeiros, desempenhando um papel fundamental na articulação e no crescimento do grupo. Foi nesse momento que a Fundação Alphaville chegou na região, somando esforços para desenvolver soluções de fortalecimento da tototó como meio de transporte na região.

Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Instituto Banese, o projeto fortaleceu novamente esse meio de transporte, ressaltando sua relevância histórica, cultural e turística. Para isso, foi desenvolvida uma cartilha de Resgate Histórico dos Tototós, além da revitalização das embarcações e capacitação de lideranças locais para a criação de uma rede atuante no desenvolvimento socioambiental e cultural do município.

O projeto desenvolveu a autoestima, capacidade técnica, senso de equipe e aumentou o número de usuários nas embarcações, incrementando a renda de 48 canoeiros. Além disso, o conhecimento histórico da região foi disseminada para os aproximados 25 mil moradores de Barra dos Coqueiros. Hoje, com outros canoeiros capacitados para a liderança dentro da associação, Mary vê todo seu esforço recompensado e refletido em uma tradição local fortalecida e valorizada na região.