6 de julho de 2017

União de projetos recolhe 155 toneladas de lixo em Eusébio (CE)

Em notícia divulgada essa semana no portal de notícias do estado do Ceará, a união de projetos da Fundação Alphaville foi apontada como importante fator para ações de sustentabilidade na cidade de Eusébio.

Através de uma ação conjunta, alunos do Programa Jovem Sustentável, da rede municipal e do Instituto de Educação Portal (IEP), servidores da Autarquia do Meio Ambiente – Amma e catadores da ACEU foram responsáveis por sensibilizar a população para a coleta seletiva que gerou o recolhimento de 155 toneladas de resíduos nos primeiros sete meses de existência do programa.

Para a sensibilização, as equipes percorreram as casas distribuindo material de orientação sobre a coleta seletiva e sacos para o acondicionamento do material. Em trabalho coordenado pela Amma e consultoria da Fundação Alphaville, a ação atende atualmente 55% das casas da região e planeja fazer a extensão do perímetro atendido até sua totalidade.

Todo material coletado é processado e comercializado com empresas locais de reciclagem, gerando renda para 13 famílias de integrantes da ACEU. O trabalho de triagem proporciona ganho até 80% maior do que a coleta dos materiais nas ruas, além de gerar melhores condições de segurança e higiene aos catadores e a correta destinação dos resíduos produzidos na cidade.

Fonte: O Estado – http://www.oestadoce.com.br/cadernos/o-estado-verde/eusebio-recolhe-155-toneladas-de-residuos-em-sete-meses-de-programa